Teste negativo à covid-19? Não chega!

zaragatoa O aluno teve covid-19, mas o teste de despistagem já veio confirmar que está curado. A mãe enviou, na semana passada, os resultados laboratoriais para a directora de turma da Escola EB23 Luís de Camões, que respondeu dizendo que o aluno só entra nas instalações com um “atestado de cura”. “Fico contente pelas vossas melhoras mas atenção que o Gabriel só pode regressar à escola acompanhado de um atestado de cura passado pelo médico. Não é suficiente o resultado do teste”, respondeu a directora de turma numa troca e-mails a que a Lusa teve acesso. 

Quando é que um aluno infectado pela covid-19 se pode considerar curado e regressar às aulas? Quando apresenta os resultados de um teste negativo, ou apenas se entregar um misterioso “atestado de cura” que os responsáveis escolares exigem mas os médicos e autoridades de saúde se recusam a passar?

A questão é reveladora das múltiplas incongruências das políticas de saúde pública com que se tenta gerir o desconfinamento: na tentativa de diluir responsabilidades, multiplicaram-se “planos de contingência” e transferiram-se competências para decisores locais. Encorajaram-se centros de saúde, escolas e outros serviços públicos a inventarem as suas próprias regras, quando teria sido bem mais avisado definir procedimentos claros, uniformes e coerentes, a cumprir por todos os envolvidos.

Neste braço de ferro o aluno acaba por ser o principal prejudicado, ao estar já há um mês impedido de contactar com colegas e professores e privado de qualquer alternativa para acompanhar em casa as aprendizagens da turma. Mas a escola pública, que se refugia no excesso de zelo e recusa esclarecer a situação publicamente denunciada, também não fica bem na fotografia…

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.