A agenda dos senhores directores

O documento da ANDAEP, associação de directores onde pontifica Filinto Lima,, esteve inicialmente envolto em secretismo, e só ontem foi divulgado pelo bem informado Paulo Guinote. É muito interessante porque, a par de algumas queixas e problemas igualmente sentidos pela generalidade dos professores, transmitidos pela ANDAEP à nova equipa governativa, surge a afirmação clara e inequívoca de uma agenda própria dos directores, completamente distinta, estranha até, aos interesses dos professores.

Confirma-se, antes de mais, que a maioria, senão de todos os directores do país, pelo menos dos associados e activistas da ANDAEP, já não se conformam em “estar directores”: não querem ser professores temporariamente emprestados à gestão escolar; pretendem tornar-se gestores profissionais com uma carreira e estatuto próprios que os afastem, em definitivo, da sala de aula e lhes assegurem, desde logo, uma posição de privilégio. E não são meigos a pedir:

O diretor terá de ser o elemento da escola mais bem remunerado (ninguém numa escola poderá ter uma remuneração superior à de um diretor).

A profissionalização da gestão escolar é uma ideia há muito defendida pelo PSD, mas não nos exactos moldes que interessam aos actuais directores: na verdade, se os directores não dão aulas e se assumem como CEOs de mega-agrupamentos e escolas não agrupadas de grande dimensão, porquê reservar o acesso ao lugar a professores de profissão? Porque não alargar a base de recrutamento, permitindo que gestores profissionais, com formação em administração escolar, possam concorrer ao cargo de director? Esta é, percebe-se, a grande preocupação dos directores actualmente em funções, que querem manter o acesso à carreira de director em exclusivo para professores com formação especializada.

Há um outro problema que também apoquenta os directores: perto de 200 estão a terminar os seus mandatos e não se podem recandidatar. Não quererá o senhor ministro dar um jeitinho, modificando a actual lei, de forma a conservar estes directores mais algum tempo no cargo?…

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.