Sobre o autor

O autor é professor de uma escola pública portuguesa, lugar privilegiado de observação das principais mudanças e das eternas permanências que vão marcando a nossa vida colectiva.

Interessado em promover a discussão pública dos temas educativos, entendeu a dada altura que criar e manter um blogue seria a melhor forma de partilhar as suas ideias com todos a quem possam interessar.

Nada interessado em fazer de si próprio o centro de qualquer discussão, o autor é adepto do pensamento livre e faz ponto de honra em separar, sempre, o salutar debate de ideias do insulto e da provocação gratuita a todos os que ousam pensar diferente.

Mas não resiste, em certas circunstâncias, a querer saber se o pensamento rima com a acção, ou seja, quais as reais motivações que levam à defesa de ideais em completa contradição com o quotidiano e as opções de vida daqueles que os invocam.

O autor está em desacordo ortográfico.

13 thoughts on “Sobre o autor

  1. Subscrevo o blogue e leio tudo o que recebo. Identifico-me com as ideias do autor, humanista e plural.
    Devia haver mais vozes a apregoar o humanismo e a identificar os problemas, dar o nome às coisas. António Duarte, parabéns pela frontalidade, clareza de ideias e acima de tudo, pela crítica construtiva.
    Bem haja!

    Gostar

  2. Faço minhas as palavras do João Carlos.
    Um forte abraço, colega professor de História. Estamos na luta aqui no Brasil.

    Gostar

  3. Gosto. Temos de nos juntar para, assim, conseguirmos dignificar a nossa profissão e recuperar os nossos direitos.
    Continuação de bom trabalho.

    Gostar

  4. Pode a greve às provas de aferição ser uma greve intermitente? Trabalhar, greve, trabalhar…Esta situação não se pode fazer por estarmos a fazer greve intermitente. No entanto, ao acontecer isto, no tempo que fazemos greve não cumprimos qualquer tarefa. No caso da greve às provas de aferição, o tempo que fazemos greve, estamos a cumprir outra tarefa. Mesmo assim é considerada greve intermitente? Obrigada

    Gostar

  5. Estimado Sr. António Duarte. Se fosse possível gostaria de saber se tem alguma informação sobre a representação da escola na pintura portuguesa. Estou a desenvolver um projecto nesse sentido, no âmbito da Universidade de Lisboa, e gostaria de entrar em contacto consigo. Envio o meu email abaixo.
    Obrigada,

    Ana Madeira

    Gostar

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.