Nóvoa apoia o PS

Num comício em Almada, o líder socialista recebeu o apoio do antigo candidato à Presidência da República, Sampaio da Nóvoa.

Não foi o primeiro, nem será seguramente o último “independente de esquerda” a associar-se ao PS. António Nóvoa, como era conhecido no seu percurso académico, ou Sampaio da Nóvoa, na versão aristocratizada do seu nome que adoptou para a candidatura presidencial, é um homem de pensamento profundo e discurso redondo. Académico prestigiado, distinguiu-se nas chamadas “ciências da educação”, uma área onde a sua investigação se superioriza facilmente da mediocridade reinante. No campo da intervenção pública, daquilo que diz e que escreve é geralmente difícil discordar. Mas também é raro tomar posições claras e assertivas sobre assuntos polémicos.

A aproximação ao PS, se não viria de trás, evidenciou-se na candidatura presidencial de 2016, sendo apoiado por muitos socialistas e permitindo até a infiltração do aparelho do PS na sua campanha.

Depois da esperada derrota – que ainda assim serviu para aniquilar a candidatura de Maria de Belém, apoiada pelo PS-dos-negócios e alguns descontentes com a liderança de António Costa – a recompensa chegou na forma de nomeação para o cargo de embaixador da UNESCO, uma decisão política do Governo muito contestada na altura pelos diplomatas portugueses.

Sobre os seis anos de governação socialista na Educação, a sua área de especialização, não lhe conheço qualquer tomada de posição crítica, o que me leva a supor que apoiando, sem reservas, o governo PS, subscreverá também, no essencial, a política do quase-ministro João Costa e da nulidade ministerial que dá pelo nome de Brandão Rodrigues. Pelo menos a avaliar pelo tom da intervenção no comício de ontem em Setúbal: eleições para quê, se estava este governo a governar tão bem?…

…de repente, do nada, esta crise.

Porquê, para quê? Não me canso de perguntar e não encontro respostas. Quando certos partidos pensam mais em si do que no país perdem-se os partidos e perde-se o país…

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.