Educação Colaborações: ComRegras 07/05/201709/10/2017 António DuarteDeixe um comentário No Topo: Aferição sem aflição Apesar das críticas ao excesso de formalismo nalguns procedimentos, à deslocação forçada de alguns alunos e à falta de condições das escolas e de preparação dos alunos, parece que, de uma forma geral, as provas têm corrido bem. Nunca me convenceu muito o mito de a avaliação externa ser traumatizante para as criancinhas. A ideia, que foi usada por uns para diabolizar os exames no 1º ciclo e por outros para criticar agora o aparato excessivo em torno das provas de aferição, esbarra na naturalidade e no à-vontade com que os miúdos vão fazendo, o melhor que conseguem, os exercícios que lhes são solicitados… No Fundo: A perpetuação da precariedade docente Já não é novidade, mas nem por isso é menos injusta a decisão discriminatória do governo de excluir expressamente os professores do programa de integração nos quadros dos funcionários públicos contratados. Sabemos que no concurso não deverão entrar para os quadros muito mais do que 3500 docentes. E mesmo os cálculos mais conservadores apontam para a existência, no sistema educativo, de cerca de 20 mil professores contratados com o tempo de serviço necessário para vincular… Se gostou de ler, partilhe...Carregue aqui para enviar por email a um amigo (Abre numa nova janela)Carregue aqui para imprimir (Abre numa nova janela)Carregue aqui para partilhar no Twitter (Abre numa nova janela)Clique para partilhar no Facebook (Abre numa nova janela)Clique para partilhar no LinkedIn (Abre numa nova janela)Carregue aqui para partilhar no Reddit (Abre numa nova janela)Clique para partilhar no Tumblr (Abre numa nova janela)Clique para partilhar no Pocket (Abre numa nova janela)Clique para partilhar no Pinterest (Abre numa nova janela)Clique para partilhar no Telegram (Abre numa nova janela)Clique para partilhar no WhatsApp (Abre numa nova janela)Gosto Carregando...