Colaborações: ComRegras

No Topo: Aferição sem aflição

Apesar das críticas ao excesso de formalismo nalguns procedimentos, à deslocação forçada de alguns alunos e à falta de condições das escolas e de preparação dos alunos, parece que, de uma forma geral, as provas têm corrido bem.

Nunca me convenceu muito o mito de a avaliação externa ser traumatizante para as criancinhas. A ideia, que foi usada por uns para diabolizar os exames no 1º ciclo e por outros para criticar agora o aparato excessivo em torno das provas de aferição, esbarra na naturalidade e no à-vontade com que os miúdos vão fazendo, o melhor que conseguem, os exercícios que lhes são solicitados…

topo-e-fundo_ComRegras

No Fundo: A perpetuação da precariedade docente

Já não é novidade, mas nem por isso é menos injusta a decisão discriminatória do governo de excluir expressamente os professores do programa de integração nos quadros dos funcionários públicos contratados.

Sabemos que no concurso não deverão entrar para os quadros muito mais do que 3500 docentes. E mesmo os cálculos mais conservadores apontam para a existência, no sistema educativo, de cerca de 20 mil professores contratados com o tempo de serviço necessário para vincular…

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s