Deus, Pátria, Família

licao-de-salazar.jpgEis a trilogia que, pelo menos desde os tempos do Estado Novo, tem guiado a direita conservadora portuguesa. Não tanto na forma como vive; sobretudo na representação exterior que as classes dominantes tentam dar de si próprias.

Deus, já era. Com a religião convertida num bem-parecer, a alta sociedade que ainda vai à missa é para ver e ser vista com o fato domingueiro. Os outros nem isso, são católicos não-praticantes que entram na igreja apenas para encomendar a Deus os falecidos e baptizar ou casar os filhos com pompa e circunstância.

Vendidas as empresas e boa parte do património aos estrangeiros, hipotecada a soberania aos eurocratas de Bruxelas em troca de subsídios, a nossa burguesia internacionalista é bem capaz de vender também a Pátria se ganhar algo com isso, e nem seria, na nossa longa história, a primeira traição perpetrada pelas nossas falsas e interesseiras elites.

Mesmo a Família já não tem a solidez de outrora. As novas gerações aderiram ao controle da natalidade e às modernas formas de conjugalidade. Entre os mais velhos multiplicam-se os casos de primos e irmãos desavindos, sobretudo quando os negócios correm mal e o rendimento, outrora abundante, deixa de correr com o caudal desejado para todos os numerosos ramos da família. E assim se vão esboroando os velhos clãs, dos Champalimaud aos Espírito Santo.

O que sobra então? Os bens materiais, mas não tanto as mobílias carunchosas, as pratas enegrecidas ou a roupa comida pelas traças. Verdadeiro valor têm as moradias na Lapa ou na Foz, as quintas do Douro ou os montes alentejanos, as casas de férias em Vilamoura ou no Estoril.

Perdidos os valores espirituais que, em boa verdade, sempre foram mais para impingir aos outros do que para consumo próprio, é aos bens imóveis que se agarra a direita materialista. Com o egoísmo e a avareza de sempre, toda ela se assanha com a remota perspectiva de ter de pagar mais impostos, pelos bens ao luar, ao Estado de que sempre se habituou a servir-se.

 

5 thoughts on “Deus, Pátria, Família

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.