Parabéns ao Correntes!

Parabéns ao blogue e ao Paulo Prudêncio, o autor daquele que julgo ser, ao fim de 18 anos de actividade regular, o decano da blogosfera docente.

Um blogue que visito regularmente e onde aprecio, acima de tudo, a profundidade e o rigor da análise e o pensamento crítico e reflexivo sobre os temas educativos. Um contraponto importante ao mundo das opiniões superficiais e apressadas, impostas ao ritmo da agenda noticiosa e das redes sociais, que levam à tentação insensata de ir a todas e de reagir no imediato.

Longa vida ao Correntes e que ao seu autor nunca faltem a inspiração e a vontade de escrever.

Estava, em 2004, a um ano e meio de terminar dois ciclos consecutivos e intensos em cargos de gestão no sistema educativo e sempre com auto-limitação de mandatos; cerca de 8 anos cada, em três organizações diferentes, com muita programação de software “por mares nunca dantes navegados” associada às ideias fundamentais para esses exercícios. Gostava de escrever e os jornais, naturalmente, limitavam os caracteres. Inaugurei um blogue. Escolhi o 25 de Abril para que fosse o dia “inicial, inteiro e limpo” e para escrever livremente. Não cumpri um auto-desafio: não escrever sobre educação.

Em 2006, e perante as trágicas políticas que originaram a crescente falta de professores, escrever sobre educação tornou-se obrigatório e um exercício de cidadania, numa época em que os blogues eram vistos, com alguma piada, como essa coisa das redes sociais que a maioria das pessoas jurava jamais frequentar.

Mantenho um registo diário nesta segunda pele, embora na actualidade os textos detalhados sobre educação sejam mais espaçados e publicados primeiro no Público; dezoito anos sempre são seis mil quinhentos e setenta e quatro dias.

Escrever é um exercício único e continuo a gostar de ter um blogue; e muito obrigado pelas leituras.

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.