E a solução é: valorizar a carreira!

Bravo, senhor ministro! Há duas semanas no cargo, e já identificou o principal constrangimento que se coloca, agora e no futuro, à resolução do problema da falta de professores. Ao contrário do seu antecessor, que andou oito anos a negar as evidências…

Resta agora aguardar pelas soluções que irá apresentar aos sindicatos para valorizar a carreira, tornando-a mais atractiva para os que estão, para os que a abandonaram e para os jovens que interessa atrair para a profissão docente.

Em declarações aos jornalistas na Universidade do Minho, em Braga, Fernando Alexandre reafirmou que o Governo está a preparar um plano imediato para que o próximo ano letivo seja “bastante mais positivo” que o atual em termos de alunos sem professores.

“Não estou a dizer que vamos conseguir garantir que não há alunos sem professores no próximo ano letivo. Vamos ter de ter várias medidas de curto prazo e vamos ter de ter medidas de mais médio prazo e de longo prazo, que é a valorização da carreira dos professores”, referiu.

Fernando Alexandre aproveitou para “clarificar” a questão do número de alunos sem professor, lembrando que, em muitos casos, são situações pontuais, de uma semana ou duas, decorrentes das baixas dos docentes.

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