Pensamento do dia

Uma escola erigida na base da ditadura do projecto nunca será uma escola verdadeiramente universal, democrática e tolerante.

O pensamento único em matéria educativa, que alguns gurus da Educação nos continuam a propor, tem subjacente, apesar das vestes participativas e igualitárias, um fundo de totalitarismo, intolerância, por vezes mesmo irracionalidade, que se casa muito mal com as sociedades abertas, plurais e democráticas em que queremos continuar a viver.

Talvez por isso estes projectos de uma escola outra, que já se produzem em pequena escala há mais de cem anos, soçobram miseravelmente sempre que se tenta a sua generalização mais alargada.

É certamente mais fácil reinventar o colégio de elite do que a escola pública livre, democrática, universal e emancipadora.

2 thoughts on “Pensamento do dia

  1. A “escola do projecto” invadiu muitas escolas. Há projectos e mais projectos para todos os gostos. Uns acabam, mas outros se levantam, quase sempre com os mesmos intervenientes, sei porquê mas não vou por aí…
    A imposição dos projectos tornou os projectos bons em projectos multiusos que, às tantas, se desvirtuam por muito que os relatórios intermédios ou finais lhes teçam os mais rasgados elogios, invariavelmente.
    “Querem mais tempo para trabalho individual e/ou colaborativo?”
    “Apresentem projectos!”
    Diziam-me.
    E fico-me por aqui porque dava sempre debate e era preciso uma paciência desgraçada para não ferir susceptibilidades.

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.