A ofensiva de Inverno contra os professores…

…prepara-se no Verão, enquanto o pessoal goza as suas férias!

Cortes cegos nos destacamentos – há situações concretas que são de bradar aos céus e respostas dadas aos protestos das escolas que nunca se atreveriam a colocar por escrito -, juntas médicas para todos os docentes colocados em MPD nos dois próximos anos lectivos – se era esta a ideia, em vez de mudanças apressadas e insensatas de legislação, não deveriam ter começado por aqui? – e a mil vezes prometida redução da burocracia escolar, que pode ser o pretexto para deixar tudo na mesma no reino da papelada, continuando a não se reconhecer o tempo perdido nessas tarefas…

Dos 2100 professores que estavam destacados regressam 547 em setembro para colmatar a falta de docentes.

Trata-se do regresso de um quarto dos professores que estavam colocados noutras instituições fora do ensino público. Deixam cargos em centros do Instituto de Formação Profissional, centros de ciência viva, instituições particulares de solidariedade social e até do ramo militar.

A Fenprof criticou neste domingo o Ministério da Educação (ME) por ter omitido a eventual realização de cerca de 7500 juntas médicas a professores com doenças incapacitantes, que a concretizarem-se transformam o novo regime de mobilidade numa “verdadeira inutilidade”.

…vai ser avaliada a redução do trabalho administrativo dos professores, desde logo dos diretores de turma, começando por proceder ao levantamento das tarefas dos diretores de turma, identificando redundâncias e “tudo aquilo que não tem utilidade, tarefas administrativas que não se transformam numa melhoria do trabalho junto dos alunos”.

2 thoughts on “A ofensiva de Inverno contra os professores…

  1. Há anos, os professores compravam jornais para saberem quando saiam as colocações- se se estava colocado e/ou onde. Adiavam-se as férias e o stress era enorme.
    E lá íamos à 5 de Outubro, se bem me lembro, para lermos aquelas listas coladas nos vidros. Com sorte, alguém amigo ou colega telefonava aos outros a dar novidades.
    Hoje em dia, continua a não haver estabilidade e direito ao descanso.
    E tudo acontece em Agosto.

    Liked by 1 person

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.