Calendário escolar 2022/23

Depois de três anos lectivos marcados pela imprevisibilidade, com o calendário escolar a sofrer alterações em função da pandemia, o Governo parece querer passar do 8 para o 80, calendarizando já, não apenas o próximo ano lectivo, mas também o de 2023/24.

Estabilidade e previsibilidade são duas ideias geralmente boas, embora os tempos que vivemos não pareçam correr-lhes de feição. Esperemos que nem uma nova temporada pandémica nem o impacto das crises económicas e políticas que se perfilam no horizonte nos venha trocar as voltas…

O projeto de despacho do Ministério da Educação para os próximos dois anos escolares está a ser discutido com os sindicatos e outros entidades, mas segundo o JN não deverá sofrer alterações significativas entretanto. Assim, as aulas vão começar entre 13 e 16 de setembro e o regresso após o Natal e Ano Novo acontecerá a 3 de janeiro. Já a Páscoa volta a ter duas semanas de férias. Também regressam os três dias de descanso no Carnaval (este ano, foi apenas um). E as datas do final do ano letivo mantêm-se como este ano.

O novo calendário marca também a diferença por ser projetado para dois anos letivos, quando até aqui o Governo apenas divulgava datas para o ano letivo imediatamente a seguir. A ideia é melhorar a previsibilidade para os estabelecimentos escolares.

Adenda: a 8 de Julho foi finalmente publicado o Despacho n.º 8356/2022, que define não só o calendário das actividades lectivas para 2022/23 e 2023/24 mas também as datas de realização de provas e exames nacionais.

7 thoughts on “Calendário escolar 2022/23

  1. Nao concordo com o 1 ciclo ser por semestres. Conclusão as crianças e os professores estão habituados a 3 periodos num ano lectivo.

    Gostar

  2. Não concordo que o primeiro ciclo tenham aulas até 30 de Junho. O verão é quente e as crianças começam a perder a motivação põe causa do calor!

    Gostar

    • ah ahaha essa foi boa… e então onde colocamos as crianças diga me lá? Ou deixamos os nossos trabalhos para ficar com as crianças porque têm calor? Que observação tão estupida.

      Gostar

  3. Colocam na CAF, Componente de Apoio à Família, que é para isso que ela existe. Se não sabem o que é informem-se numa escola. O interesse das crianças que já estão de facto muito cansadas nesta fase devia estar à frente do dos pais que às vezes têm alternativas mas não pensam no melhor para as crianças.

    Gostar

  4. Pois….a escola tornou-se num ATL..já não é um local de aprendizagem…Infelizmente!
    Ninguém pensa no melhor para as crianças…o importante é terem um lugar para ficarem das 7 às 19…e , se possível que os pais não tenham de pagar.

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.