No Ajuntamento de Traseiras ninguém leva a sério a dona Rosa – a absolutamente improvável directora.
Embora não existam “estudos” que expliquem o fenómeno , por vezes, aqui e ali, das mais áridas cabeças brotam ideias muito “acertadas,” que não lembram ao comum dos mortais.
É o caso da dona Rosa . Conhecedora do imenso tempo que se perde nas reuniões a discutir a subida das notas de muitos alunos (independentemente do número de negativas) ; sabendo-se que no final passará tudo ; com um pragmatismo surpreendente, para poupar tempo nessas fastidiosas reuniões, propõe uma “medida” genial : em vez de se discutir a subida das notas até à artificial aprovação, discutir apenas eventuais descidas). A ideia parece absurda. Mas não é ! Atentem no fabuloso processo, traduzido em duas simples alíneas .
a) as notas lançadas previamente na pauta não podem ser inferiores a 3 – APENAS 3, 4 ou 5.
b) a discussão ,se for o caso, consistirá em decidir se algum aluno desce de 4 para 3 ou de 5 para 4. Nada mais.
Avaliação (benefícios ) da “medida” : as reuniões passaram a demorar escassos 15 minutos – só assinar ; os professores deixaram de se interrogar, aos gritos, se deviam, ou não, passar um aluno(?) com oito negativas ou coisa que se pareça ; mesmo a priori garantido, o ” sucesso educativo” foi 100% .
Aprendam, porra !
O boneco pode valer como meme, que se presta a belas variantes:
1. Coordenador de departamento/director de turma/elemento do conselho de turma com os professores
2. Coordenador de departamento/director de turma/elemento do conselho de turma com os directores
Originalidades
No Ajuntamento de Traseiras ninguém leva a sério a dona Rosa – a absolutamente improvável directora.
Embora não existam “estudos” que expliquem o fenómeno , por vezes, aqui e ali, das mais áridas cabeças brotam ideias muito “acertadas,” que não lembram ao comum dos mortais.
É o caso da dona Rosa . Conhecedora do imenso tempo que se perde nas reuniões a discutir a subida das notas de muitos alunos (independentemente do número de negativas) ; sabendo-se que no final passará tudo ; com um pragmatismo surpreendente, para poupar tempo nessas fastidiosas reuniões, propõe uma “medida” genial : em vez de se discutir a subida das notas até à artificial aprovação, discutir apenas eventuais descidas). A ideia parece absurda. Mas não é ! Atentem no fabuloso processo, traduzido em duas simples alíneas .
a) as notas lançadas previamente na pauta não podem ser inferiores a 3 – APENAS 3, 4 ou 5.
b) a discussão ,se for o caso, consistirá em decidir se algum aluno desce de 4 para 3 ou de 5 para 4. Nada mais.
Avaliação (benefícios ) da “medida” : as reuniões passaram a demorar escassos 15 minutos – só assinar ; os professores deixaram de se interrogar, aos gritos, se deviam, ou não, passar um aluno(?) com oito negativas ou coisa que se pareça ; mesmo a priori garantido, o ” sucesso educativo” foi 100% .
Aprendam, porra !
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O boneco pode valer como meme, que se presta a belas variantes:
1. Coordenador de departamento/director de turma/elemento do conselho de turma com os professores
2. Coordenador de departamento/director de turma/elemento do conselho de turma com os directores
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