Pensamento do dia

Entra alguém entra numa padaria sem dizer bom dia, bate com a porta, fala aos gritos, atira qualquer coisa ao chão e não a apanha, passa à frente da fila, exige que lhe dêem o pão, resmunga ao pagar ou insulta outro cliente… Dizemos ao padeiro que é normal e o respeito tem que ser conquistado?

Ninguém aceita esta normalidade, a não ser em certos contextos educativos, onde se insinua demasiadas vezes, aos professores, que têm de conquistar, da parte dos seus alunos, o direito a ser respeitado.

Claro que a missão da escola também é educar no respeito e nas boas maneiras aqueles que não trazem educação de casa, e muito se poderia dizer a este respeito. Mas a convicção que tenho é que a escola perde demasiado tempo a tentar, em vão, educar os mal educados. Na vida real aprendem, em meia dúzia de dias, o que a escola, ao fim de doze anos, não lhes conseguiu ensinar. Porque ninguém está disposto admitir-lhes nem metade do que os professores lhes aturam.

2 thoughts on “Pensamento do dia

  1. Estatutos

    O problema é este :
    a) na Escola, o energúmeno está protegido pelo chamado ” Estatuto do Aluno” que, criminosamente, tudo consente e para tudo encontra … uma justificação plausível.
    b) na vida real, o energúmeno não pode invocar ou rapar do mesmo estatuto, evidentemente. Aliás, nem no reles futebol é permitido ao energúmeno replicar os comportamentos que lhe são tolerados na escola – a escola é o único lugar “no mundo” onde pode fazer o que lhe apetece.
    Como se diz por estas bandas …”porca miséria” . Chega de “bagunça”. Reformas precisam-se!

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.