Leituras: Algo fizemos de errado

Todas as sextas-feiras desde que começou o ano lectivo se tem armado a barraca do botellón nas grandes cidades. Acontece que a festa acaba com pedradas à polícia, abusos sexuais variados e uma ou outra navalhada que escapa. Estamos a falar de gerações que tiveram a sorte de viver num lugar democrático (com todas os seus defeitos, que os tem) e com escolas que deram prioridade, por diferentes meios e nomenclaturas, à aquisição de valores cívicos, de cidadania, emocionais e de rejeição de qualquer tipo de violência. Pois bem, senhores, algo fizemos de errado (incluo as famílias e a sociedade), porque a muitos não lhes entrou.

Talvez seja preciso, sem abandonar, evidentemente, os ensinamentos acima mencionados, dar importância à responsabilidade e ao respeito, coisas que há tempos nos soam muito mal porque se conseguiu (isto, sim) associá-los a elementos de uma educação oitocentista e retrógrada. Dos ventos de “a criança deve ir à escola para ser feliz” e “se não progride, a culpa é do professor que não a compreende” vêm as tempestades de “vou para a noite porque tenho o direito de ser feliz como me apetece” e “se a polícia vier para dispersar porque o que fazemos é ilegal, corro-os à pedrada porque são fascistas que restringem os meus direitos”.

Os direitos, sobretudo das crianças e dos jovens, são intocáveis e devem continuar a sê-lo se quisermos ser uma sociedade moderna e civilizada; mas devemos ter a coragem de afirmar que eles também têm deveres e estes devem ser tão intocáveis como os primeiros. Esta tarefa cabe principalmente às famílias, embora deva ser adequadamente reforçada nas escolas e apoiada pela sociedade como um todo. Caso contrário, qualquer dia acabarão em frente a um juiz com o código penal debaixo do braço e aí não há baboseiras ou infantilidades que lhes valham. Está dito. E agora abro o guarda-chuva pois vai-me chover em cima.

Tiziano Tizona

One thought on “Leituras: Algo fizemos de errado

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.