O regresso da abelha maia

Quantas mais sessões de tortura psicológica terão de acontecer até que um sobressalto cívico e profissional dos docentes portugueses os leve a rejeitar, em massa, este papaguear inventado por gente que há muito esqueceu, se é que alguma vez soube, o que é dar aulas ao básico e ao secundário?

Se tivessem um mínimo de decência e respeito por quem dá o litro na sala de aula, começariam por reconhecer que a treta avaliativa que inventaram só seria exequível com dois professores na sala de aula. Um para ensinar e acompanhar os alunos, outro para fazer os grelhados.

Se além da decência fossem também dotados de um módico de inteligência e bom senso perceberiam que ocupar o tempo de um professor, profissional altamente qualificado, a fazer registos inúteis em grelhas é um imenso desperdício de tempo e de recursos.

Quando é que os mandamos, educadamente, dar uma volta ao bilhar grande mais as grelhas, as rubricas, os domínios, os descritores?…

Imagem daqui.

4 thoughts on “O regresso da abelha maia

  1. Fosse feita uma greve contra tudo isto e veríamos uma adesão de 1%, se tanto, pois, como diria uma colega fura-greves, num momento crítico de luta, “tornei-me professora para trabalhar, para os alunos, e não para andar a fazer greves.”.

    Gostar

  2. “… a treta avaliativa que inventaram só seria exequível com dois professores na sala de aula. Um para ensinar e acompanhar os alunos, outro para fazer os grelhados.”

    Sim, concordo, mas o mais importante sobre o Projeto MAIA não se joga aqui. Analisando a mediocridade do conteúdo do projeto dá para antecipar, mesmo que se conseguisse os tais dois professores na sala de aula, que a sua implementação seria desastrosa. Como é que alguém com o grau académico de Doutor pode produzir tal disparate. É como tem dito o Paulo Prudêncio, “… mais uma tentativa de arranjar soluções para problemas inexistentes”.

    Liked by 2 people

  3. Os sindicatos continuam a achar que só se devem dedicar com questões laborais. Assim, nem os professores conquistam!

    Se não defenderem a qualidade do ensino e se não denunciarem as loucuras e imbecilidades destes “génios”, cada vez piorarão mais as condições de trabalho dos professores!

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.