Testagem covid-19 nas escolas: faltam indicações e sobram dúvidas

Arranca, esta segunda-feira, a testagem ao novo coronavírus de professores e funcionários, mas das escolas contactadas pela Renascença não receberam qualquer indicação.

O cenário é confirmado pelo presidente da Associação de Dirigentes Escolares.

Manuel Pereira, que também é diretor do agrupamento General Serpa Pinto, em Cinfães, está confiante que até ao final da semana vai ficar a saber quando começam os testes. “Tanto quanto sabemos, a tutela contratualizou este serviço junto de laboratórios. Em princípio, esta semana, estes laboratórios vão entrar em contacto com as escolas a até dia 17 tudo estará concluído em relação aos profissionais da educação.”

Este é o primeiro grupo definido pelo Ministério da Educação para ser testado à Covid-19. Já os alunos são testados entre 20 de setembro e 15 de outubro.

Alguma confusão e desorganização na mega operação de testagem à covid-19 com que arranca o ano lectivo.

Já sabemos, da experiência de anteriores rastreios em massa, que será muito residual a percentagem de positivos que venha a ser detectada. Desde logo, pela conhecida ineficácia dos testes de antigénio em doentes assintomáticos. Depois, porque tudo isto parece um atestado à ineficácia das vacinas: serão testados professores, funcionários e alunos a partir dos 12 anos, ou seja, justamente os grupos que foram entretanto vacinados.

Os mais novos, para os quais não há ainda vacinas aprovadas e que poderão vir a ser, em breve, um dos principais grupos etários transmissores da doença, não serão testados e, no caso do primeiro ciclo, nem máscara são obrigados a usar. Em contrapartida, testam-se os professores e funcionários que com eles convivem.

One thought on “Testagem covid-19 nas escolas: faltam indicações e sobram dúvidas

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.