Depois dos insultos, o vandalismo

O Centro de Vacinação de Azambuja foi alvo de actos de vandalismo na madrugada desta segunda-feira. A câmara azambujense já comunicou a situação à GNR e vai apresentar queixa contra desconhecidos junto do Ministério Público do Cartaxo.

Para além dos danos graves na estrutura coberta de lona instalada para proteger os utentes em espera, a escadaria de acesso e a portaria do pavilhão onde funciona o centro de vacinação foram pintados com tinta vermelha.

Depois das ameaças e dos insultos ao coordenador do plano de vacinação e aos utentes que iam ser vacinados na noite de sábado em Odivelas, pelo menos meia dúzia dos mais agitados deveria ter ido passar a noite à esquadra de polícia para arrefecer os ânimos. Era o que certamente sucederia se, em vez de “portugueses de bem”, brancos de meia idade e classe média, estivessem envolvidos nos desacatos elementos das minorias étnicas e sociais habitualmente olhadas sob suspeita.

Claro que nunca se deve dar aos idiotas maior importância do que realmente têm. Mas o insulto, a calúnia, a ameaça verbal e física ou os actos de vandalismo assinalam linhas vermelhas cuja ultrapassagem não permite transigir. Ao ignorar-se a gravidade dos actos, a mensagem que passou foi a da impunidade dos negacionistas que, num claro apalpar de terreno, tentam novas e ousadas acções.

Ninguém está acima da lei, e se aos negacionistas não se impede que exprimam o que lhes vai na alma ou que recusem todas as vacinas que entenderem, também estes não podem condicionar os direitos e a liberdade das outras pessoas, nem cometer crimes para impor a sua vontade ou fazer valer os seus pontos de vista. Está na altura de isto lhes ser demonstrado na prática; que cabeça para pensar, já sabemos, não é o forte desta gente.

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.