Dois inteligentes

Pinto da Costa, presidente do Futebol Clube do Porto, citado pelo Observador:

Perguntei ao senhor ministro [Tiago Brandão Rodrigues] ontem se ele compreendia como é que um jogo decisivo do basquetebol não podia ter ninguém a assistir e ontem e anteontem, no Pavilhão Rosa Mota que é um recinto fechado, estiveram 2.500 pessoas aglomeradas, a maioria sem máscara, a ver um espectáculo de música. Ele não me soube responder e eu disse-lhe ‘Olhe, não sabe o senhor nem sabe ninguém porque para coisas estúpidas só os estúpidos é que são capazes de compreender e é sinal que o senhor afinal é inteligente…

Olhe, sabe o que é que precisávamos? De homens como o Humberto Delgado que viessem dizer ‘Demitam-se!’ que ainda hoje faz história. Infelizmente não existem no nosso país, por isso é que há esta pouca vergonha em que há pavilhões vazios para praticar desporto e pavilhões cheios para poder ver espectáculos musicais. Ver estádios quase com metade em jogos estrangeiros para os estrangeiros e os portugueses não podem, às vezes em aglomerações maiores do que se estivessem lá dentro. Mas não se pode esperar mais, quando a responsável da DGS veio dizer no início desta maldita pandemia que era uma gripezinha que dificilmente chegava cá, quando depois foi à TV aconselhar que ninguém usasse máscara, isto com um Humberto Delgado tinha sido logo demitida mas passado um ano continua no seu lugar a fazer estas figuras, a ridicularizar o povo português que é alvo de chacota lá fora. Deixava um conselho ao senhor primeiro-ministro António Costa: demita-os e, se não é capaz, demita-se o senhor”.

Em exercícios de demagogia e populismo o eterno líder portista terá poucas lições a receber de uma classe política que aposta mais no “falar ao jeito” do que em resolver problemas e dar rumo a um país cada vez mais a saque dos poderosos e de futuro indefinidamente adiado. Mas para a demagogia, tal como a mentira, ser eficaz, há-de trazer à mistura, como dizia o poeta, qualquer coisa de verdade. E é um facto que as regras de segurança sanitária que subsistem neste período de gradual desconfinamento devem muito pouco à racionalidade.

Nesta fase, dever-se-ia apostar mais na responsabilização das pessoas e num conjunto de regras claro, simples e minimalista. Já se deveria ter percebido que de nada adianta desinfectar as mãos de dez em dez minutos quando o vírus se propaga, toda a gente o sabe, pelas vias respiratórias. Não faz sentido ter de estar de máscara na rua, quando se permite estar horas sem máscara no espaço fechado de um café ou num restaurante, sem máscara e sem distanciamento de outros clientes. É inaceitável impor restrições draconianas aos indígenas, dando luz verde a abusos e desacatos de visitantes estrangeiros. E insiste-se, aparentemente, em regras absurdas para a frequência das praias.

Não sei se a demissão dos responsáveis da DGS adiantaria alguma coisa no contexto actual. O que sempre me pareceu é que a missão de Graça Freitas e a sua equipa foi sempre, mais do que definir políticas de saúde pública, caucionar técnica e cientificamente decisões políticas tomadas noutras instâncias. Do que precisamos neste momento é de políticas mais sensatas para garantir um desconfinamento seguro e responsável. Ao fim de quase ano e meio de pandemia já deveria haver, da parte de especialistas e decisores políticos, uma noção clara de quais são as situações e comportamentos que riscos significativos. Focando aí as restrições que ainda se justificam e abrindo espaço, no resto, para o retorno gradual à vida normal.

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.