O ranking da desigualdade – em Coimbra

A imagem, extraída do mapa interactivo divulgado pelo Público, é elucidativa da realidade dos rankings no concelho de Coimbra.

Do lado direito, em tons de verde, as quatro escolas públicas e os dois colégios privados que servem os bairros onde se concentra a população com maiores rendimentos – Celas, Solum, Quinta das Flores… Ao centro e mais acima e à esquerda, em tons de esverdeado a alaranjado, as três escolas públicas que recebem maioritariamente alunos da margem esquerda do Mondego e da zona norte da cidade, áreas para onde a especulação imobiliária e o custo elevado da habitação nas zonas mais centrais têm empurrado as famílias pobres e remediadas.

O mapa identifica e distingue as escolas em função dos resultados dos seus alunos nos exames, dando-nos ao mesmo tempo um retrato da distribuição da população de acordo com os níveis de escolarização e rendimento. É precisa uma elevada dose, não sei se de ingenuidade, se de hipocrisia, para tentar convencer alguém de que as diferenças na média de classificações dos exames que fazem sobressair algumas escolas resultam de um especial empenho dos docentes, de um projecto educativo especial de corrida, de alunos particularmente empenhados ou da aplicação de uma qualquer fórmula mágica que se pretenda manter secreta.

As desigualdades no acesso à educação são o reflexo da desigualdade social. Há escolas com melhores e piores resultados da mesma forma que há bairros melhores ou piores para viver ou mais ou menos acessíveis à bolsa de cada um. Os guetos sociais e geográficos surgiram antes dos guetos educativos. E embora a escola tenha um papel fundamental na promoção da igualdade de oportunidades, as desigualdades educativas persistirão enquanto não forem combatidas, em paralelo, as causas da pobreza, da desigualdade e da exclusão que as condicionam e que persistem a montante.

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.