Pensamento do dia

A Nova Pedagogia faz gala de um paternalismo cínico, hipócrita. Procura iluminar, não esclarecer. Tem mais de engenharia social do que de ensino. Entende-se melhor com as empresas tecnológicas e os bancos que com os professores. Sente-se confortável enquanto braço religioso do statu quo.

Traduzido daqui.

One thought on “Pensamento do dia

  1. A Nova Pedagogia assenta num único pressuposto: a IMPLOSÃO DA SALA DE AULA. Ora, que outra forma poderá assegurar melhor a imutabilidade das elites que governam o mundo? IMPLODINDO A SALA DE AULA. Entenda-se, o trabalho competente do professor em passar o conhecimento significativo aos seus alunos. Só assim a escola poderá funcionar como ascensor social. Recorro a António Nóvoa pela sua capacidade de síntese e de clarividência, cito, “uma escola que confirma destinos, que transforma em operário o filho do operário é a pior escola do mundo”.
    A estratégia de IMPLOSÃO do sólido edifício, de nome SALA DE AULA, decorre tal como o faz a engenharia civil para implodir uma grande estrutura física, dinamitando as colunas mestras que lhe garantem sustentabilidade, fazendo o paralelo, O CURRÍCULO E OS PROFESSORES. Há, pois, que aligeirar currículos (gosto particularmente da palavra “essenciais”, imaginem a felicidade de uma mãe de um pai quando manda o seu filho à escola para lhe ensinarem o “essencial”) e que domesticar professores, entenda-se fazer destes “facilitadores” (ou para-professores, o termo é de Libânio) (ou seja, que não ensinem, porque se ensinam os alunos passarão a pensar).
    Tolos a brincar às escolas. O problema é que são as crianças que vão pagar todos estes experiencialismos bacocos. No mínimo deveriam solicitar aos pais e encarregados de educação a devida autorização expressa na declaração de Helsínquia.

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.