E coisas que a gente não saiba?

Os estudantes de escolas com mais disciplina obtêm melhores notas

A notícia do ABC dá conta de um estudo espanhol, realizado a partir de resultados dos testes PISA na disciplina de Matemática, que comprova cientificamente algo que todos os professores sabem empiricamente: um ambiente de ordem e disciplina na sala de aula contribui, de forma consistente, para a melhoria dos resultados escolares.

Mas este é um estudo de inspiração economicista, para o qual se adaptou uma metodologia construída para avaliar, não escolas, mas sistemas bancários. Tende a reduzir o problema da indisciplina à má gestão da sala de aula – conflitos, desordem, ruído – o que sugere que pode ser resolvido com mais formação dos docentes em técnicas de gestão da aula. Quando todos sabemos que factores como o tamanho das turmas, a atenção ao meio social e familiar dos alunos ou a existência de apoios educativos para quem deles necessita são muito mais relevantes na construção de um ambiente escolar tranquilo e propiciador do sucesso educativo.

Ainda assim, não é demais repisar a ideia essencial: com aulas calmas e disciplinadas, todos os alunos conseguem aprender mais. Já o sabíamos, mas escrito preto no branco em paper publicado na The Manchester School terá certamente, para algumas mentes incrédulas, um outro valor.

2 thoughts on “E coisas que a gente não saiba?

  1. Resultado óbvio . Será possível aprender (e ensinar) num ambiente caótico?

    Aos factores enunciados por A.Duarte, acrescentaria outro – do qual ninguém fala : o actual Estatuto do Aluno. Por via deste permissivo “normativo”, e não só, está instalado na cabeça do aluno o devastador sentimento de impunidade. De impunidade!! O mal-educado pode fazer o que quiser que nada lhe acontece, fica-se a rir. Depois, com um bocadinho de “sorte”, o professor ainda é tido como responsável, pois não soube encontrar “estratégias” para ! Ah!, já me esquecia da “inclusão” e coisas assim! Este último reduto, então, põe definitivamente sob protecção os impulsos mais destrutivos e irresponsáveis de muitos pseudo-alunos, que fazem gala em nada aprender.
    Consequências para o energúmeno : almoço na mesa (grátis ), subsídios disto e daquilo e … passagem de ano garantida. Que melhor?
    Assim não vamos lá…

    Gostar

  2. Agora falemos dos imensos prejuízos causados a terceiros – acerca dos quais ninguém se pronuncia (com o devido vigor):

    1 -O professor fica impedido de ensinar convenientemente – com reflexos na sua saúde e dignidade ;
    2-Aos alunos que ali estão com vontade de aprender num ambiente sereno, criminosamente é-lhes surripiado esse direito . Entretanto, os pais pagam os impostos .Que se matriculem no privado , se tiverem posses para isso ,né?
    E se no rol das reivindicações do professorado constasse uma mençãozinha a este respeito?

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.