161 mil profissionais de educação vacinados no fim de semana

O domingo terminou com 64 500 inoculações da vacina contra a covid-19 e 57 700 foram a professores e auxiliares da ação educativa e do apoio social do Ensino Secundário. Juntam-se aos 120 mil de sábado, sendo que 103 mil são profissionais do ensino.

Dados provisórios avançados pela task force, mas só esta segunda-feira se farão as contas finais, nomeadamente sobre quem não compareceu e quem não recebeu a mensagem.

O coordenador da estrutura, o vice-almirante Gouveia e Melo garantiu este domingo que quem não foi vacinado será chamado para a semana.

Ninguém está esquecido. Se houve professores e auxiliares que não foram incluídos por falha de processo, serão novamente incluídos e com a mesma prioridade que têm agora”, disse Gouveia e Melo no final de uma visita ao centro de vacinação de Gondomar, no distrito do Porto.

Correu bem, de um modo geral, a campanha de vacinação em massa do passado fim de semana. A quase totalidade dos professores e outros profissionais das escolas convocados compareceram à chamada, embora tenha havido, como é natural num processo desta dimensão, algumas falhas, nomeadamente na não inclusão nas listas de pessoas que deveriam ter sido vacinadas.

Para os que receavam, injustificadamente, que os professores estivessem a ser usados como “cobaias” da nova fase do processo de vacinação, há que dizer que sim, de certa forma fomos cobaias, mas no bom sentido do termo: demonstrámos como, com toda a segurança, boa organização e civismo, é possível ultrapassar num só dia a meta das 100 mil inoculações – uma capacidade logística que será determinante, quando finalmente as vacinas chegarem na quantidade que se deseja, para alcançar rapidamente a imunidade de grupo em relação a uma doença que nos atormenta há demasiado tempo.

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.