As crianças do 1.º ciclo devem usar máscara?

A utilização de máscaras não é obrigatória para crianças com menos de dez anos, mas na semana passada o Ministério da Educação deu indicações para que as escolas comprassem um kit com três máscaras comunitárias para o 1.º ciclo, justificando a medida como “prudência, cabendo aos respetivos encarregados de educação a decisão sobre a sua utilização”, sendo a sua utilização voluntária.

O presidente da ANDE, Manuel Pereira declarou que as regras adotadas no 1.º período “dão confiança” de que o regresso ao ensino presencial decorrerá nas melhores condições e que as escolas “vão tentar reforçar [a segurança] através da utilização de máscaras” pelos alunos do 1.º ciclo. “Estamos a trabalhar para ter a colaboração dos encarregados de educação nesse sentido”, assegura.

O presidente da Confap, Jorge Ascensão, confirmou uma divisão também entre os pais sobre a questão e que têm chegado à confederação preocupações de vários encarregados de educação que são contra a utilização de máscaras pelos mais novos.

É impressionante o receio, da parte do Governo, em impor o uso de máscara no 1.º ciclo, mesmo depois de já terem destinado verbas às escolas para as comprarem também para os alunos mais novos. Não percebo se temem alguma revolta dos pais ou se tomam os miúdos por débeis mentais: é que em circunstâncias normais qualquer criança percebe, se lho explicarem devidamente, porque é que deve usar a protecção respiratória e como o deve fazer correctamente.

Irresponsáveis parecem ser, isso sim, o dirigente da CONFAP e os pais citados na notícia, que “são contra” o uso de máscara pelos seus filhos. Acham talvez, e estarão no seu direito, que os seus príncipes e princesas são invulneráveis. Mas não lhes ocorre pensar que podem ser veículo de transmissão do vírus entre agregados familiares, infectando familiares mais velhos e certamente mais vulneráveis? Não são capazes de pensar também no direito à saúde dos professores e trabalhadores não docentes que ensinam e cuidam dos seus filhos?…

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.