Apagão pela Educação continua…

Mantenho as minhas reservas relativamente à eficácia do protesto. Apenas tem visibilidade junto dos alunos dos professores aderentes e respectivas famílias, sendo também aqueles os únicos a quem pode prejudicar. Pois já sabemos que, desde que isso não se evidencie em números comprometedores para a eficácia das políticas educativas, os responsáveis do ME pouco se importam com o que os alunos aprendem. De uma iniciativa destas, mas facilmente retiram argumentos para continuar a desvalorizar o trabalho dos professores em ensino à distância e para continuar a pugnar pelo alongamento do ano lectivo e a reabertura precoce das escolas, em nome dos enormes danos que estarão a ser causados aos alunos pelo confinamento escolar.

Para lá destas considerações ressalvo, no entanto, que o protesto é justo e inteiramente legítimo. Ninguém é obrigado a colocar o seu próprio computador e internet ao serviço da escola, garantindo o funcionamento sem falhas e a adequada manutenção do material. Pelo que ficaria bem ao ministério assumir a sua incapacidade de assegurar os meios necessários para a educação à distância. Pedindo aos professores o favor, como se faz entre pessoas bem educadas, de cederem o seu próprio material. E encontrando formas de os compensar devidamente por essa boa vontade. Tiago Brandão Rodrigues recebe 750 euros mensais por as suas funções ministeriais o obrigarem a estar deslocado da sua residência habitual. E os professores, obrigados a pagar para trabalhar e de diversas formas já penalizados na sua carreira, vencimentos, tempo de serviço, aposentação, têm direito a quê?…

Fica o cartaz que anuncia a nova semana de protesto, agora meia hora diária de Apagão que pode ser cumprida de diversas formas. Independentemente da concordância ou adesão de cada um, por aqui as contas baseiam-se na soma de esforços e a regra é a mesma de sempre: divulgam-se todas as iniciativas que promovam os direitos e a dignidade dos professores e a qualidade da escola pública.

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.