Abaixo-assinado: Pelo fim das vagas para progressão aos 5.º e 7.º escalões!

Uma exigência da mais elementar justiça, tendo em conta que o actual modelo de quotas criou um duplo entrave à progressão na carreira que nalguns casos é ainda mais gravoso do que o antigo bloqueio dos professores titulares. Quando é evidente que ficar retido pelas quotas não reflecte necessariamente um desempenho profissional menos bom, mas sim as arbitrariedades de um modelo de avaliação do desempenho que está longe de promover o mérito e no qual a generalidade dos professores não se revê. E quando se sabe, também que, nas regiões autónomas, estas restrições à progressão já desapareceram.

5 thoughts on “Abaixo-assinado: Pelo fim das vagas para progressão aos 5.º e 7.º escalões!

  1. Caro A.Duarte

    Pois. O acesso automático a todos os escalões, aberrante por abranger todo o bicho- careta, esbarra com um sério obstáculo : as contas públicas! Daí as as cotas – como muito bem sabe, enquanto pessoa lúcida e informada.

    1- Quanto às vagas do 5º e 7º : a escassez – só por si – deveria determinar um rigorosíssimo critério de selecção , não permitindo que alguém detentor de um sólido conhecimento e acrescidas responsabilidades fosse “equiparado” a quem pendura balões à janela. Como? Via revisão ECD, contendo um exame de conhecimentos como, aliás, é feito na função pública ou em vários países.

    2- Quanto à ausência de restrições nas regiões autónomas : somos nós, os do “continhente” , que pagamos a festa, prezado António.

    Gostar

    • A verdade é que o sistema de avaliação instituído tende a favorecer o foguetório escolar, a “relação com a comunidade” e o servilismo.
      Quando há quotas a cumprir, os professores com quem os alunos mais aprendem são frequentemente preteridos em relação aos que fazem festas, clubes e projectos disto e daquilo, tantas vezes sem substância ou relevância pedagógica.

      Liked by 1 person

  2. Se estão à espera que sejam os sindicatos a torpedear essas , e outras , aberrações …
    Por lá pululam uns madraços de poucas letras, retirando dividendos do estado a que isto chegou senhores!

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.