O exemplo de Israel

O país é um mau exemplo a vários níveis, mas há pelo menos uma coisa que podemos aprender com os israelitas: definir objectivos e agir em função deles, prevenindo e antecipando em vez de negar os problemas, reagindo demasiado tarde e precipitadamente – como por cá tem sido habitual no desastroso combate à pandemia.

Em Israel querem, tal como por cá, as escolas abertas. Mas para isso têm de diminuir os casos e os contágios, recorrendo tanto ao confinamento da população escolar como à vacinação em massa da população.

Valorizam, tal como em Portugal, os exames para conclusão do secundário e candidatura ao ensino superior. Para não comprometer a sua realização, não se limitam a confiar na sorte e a esperar que corra tudo bem: vão incluir também os jovens no plano de vacinação anticovid.

Israel alargou neste domingo a sua campanha de vacinação contra a covid-19 à faixa etária 16-18 anos, para permitir que os exames decorram com normalidade. É o país mais avançado na vacinação – mas excluiu os territórios palestinianos do plano.

Israel já administrou pelo menos uma dose a mais de 25% de sua população de nove milhões desde 19 de Dezembro, segundo os dados do Ministério da Saúde. As vacinas foram inicialmente limitadas a idosos e pessoas de alto risco, estando agora a ser inoculadas todos as que têm mais de 40 anos e os que têm entre os 16 e os 18 anos com autorização dos pais.

A inclusão destes adolescentes tem como objectivo “permitir seu regresso à escola e a realização ordenada de exames”, disse a porta-voz do Ministério da Educação. Estes exames são obrigatórios para quem quer ter o certificado do 12.º ano e para quem quer ingressar nas faculdades.

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.