Escolas abertas, ensino 100% presencial

Acabou de ser anunciado um confinamento geral em moldes muito semelhantes ao de Março e Abril do ano passado. A grande excepção são as escolas, que permanecem abertas para todos os anos de escolaridade, em ensino inteiramente presencial.

Inteiramente não será, pois neste momento não deve já haver escola nem professor que não tenha um ou vários alunos, ou até turmas inteiras, em regime de isolamento. Quanto à eficácia educativa desta escola e ao ritmo possível das aprendizagens, é evidente que tudo está já bastante comprometido. A escola presencial é a que ensina melhor e dá mais oportunidades aos alunos, mas quando se reafirmam estas evidências é a pensar, certamente, numa normalidade que há muito se perdeu. No actual contexto pandémico, duvido muito que os supostos ganhos pedagógicos de evitar um mês de ensino à distância compensem as perdas que teremos na redução mais lenta da taxa de transmissão do coronavírus.

Duas notas finais. Primeiro, assinale-se a oportunidade perdida de experimentar o modelo de compromisso que vinha a consensualizar-se, de aulas presenciais até ao 6.º ano e à distância daí em diante, que poderia conjugar da melhor forma as vantagens do ensino presencial, maiores nas mais tenras idades, com o interesse em isolar os alunos mais velhos, os que mais facilmente, e com mais graves consequências, tendem a transgredir as regras. Segundo, o Governo que envia agora para a frente da batalha a classe docente, expondo-a a riscos superiores à generalidade dos trabalhadores – com a excepção óbvia dos profissionais de saúde – que não se esqueça de os redefinir como grupo prioritário no plano de vacinação anti-covid. Nesta altura do campeonato, é o mínimo que o Estado e a sociedade podem e devem fazer pelos professores.

One thought on “Escolas abertas, ensino 100% presencial

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.