ME vai testar 30 mil alunos no 2ºperíodo

Cerca de 30 mil alunos do ensino básico vão ser testados no início do segundo período para apurar como é que a suspensão das aulas presenciais afetou as aprendizagens. As provas fazem parte de um estudo do Ministério de Educação que vai envolver estudantes do  3.º, 6.º e 9.º anos, noticia o Público.

O estudo chama-se Diagnóstico de Aferição das Aprendizagens, arranca a 6 de janeiro e foi constituído com moldes semelhantes a outras iniciativas internacionais, como o PISA (Programme for International Student Assessment). A finalidade é sondar as aprendizagens nas áreas de Matemática, Ciências e Leitura e Informações.

Será um único teste, mas dividido em três partes, cada uma das quais deve ser completada em 30 minutos com um intervalo entre elas. No final, os alunos devem responder a um inquérito para aferir o método que cada escola adotou para concretizar o ensino à distância.

Depois de ter decidido, em nome das escolas, que planos de recuperação de cinco semanas e programas de mentoria seriam a solução para os défices de aprendizagem provocados pelo confinamento, o ME quer agora testar uma amostra de alunos para avaliar a situação.

Só não se percebe bem como será possível fazê-lo, pois por um lado não existe histórico de provas semelhantes que possam servir de termo de comparação e, por outro, porque estes ímpetos aferidores contradizem a política de um ministério que incentiva fortemente as escolas a autonomizarem-se pedagogicamente, flexibilizando o currículo e a avaliação. Como é possível normalizar resultados a meio do ano, quando cada escola segue um percurso diferente?…

Por outro lado, a escolha das matérias e disciplinas a avaliar não é nada inocente: Português, Matemática e Ciências. Qual perfil do aluno, quais cidadanias, quais artes e humanidades? Na hora da verdade, fica bem claro quais as “aprendizagens essenciais” que interessam verdadeiramente, seguindo aliás na lógica do PISA e de outros testes internacionais.

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.