Reuniões fora de horas

Algumas escolas são uma verdadeira caixinha de surpresas na forma como conseguem sempre inventar maneiras de infernizar ainda mais o quotidiano dos professores que lá trabalham.

Se alguma coisa boa trouxe a pandemia, foi pelo menos esta descoberta de que algumas reuniões podem ser substituídas pela troca de emails ou pelo trabalho colaborativo em torno de documentos colocados online. E de que as reuniões ainda assim indispensáveis podem muito bem fazer-se, com maior economia de tempo e comodidade, em regime não presencial.

Bom demais para ser verdade? Pelo menos nalgumas escolas, parece que sim. A pretexto de que os participantes na reunião se encontram no conforto do lar, eis que começam a ser convocadas reuniões que se prolongam pela noite dentro, ou em sábados, dias feriados ou tolerâncias de ponto. Mesmo feito em casa, o trabalho continua a ser trabalho, e nem sei o que me espanta mais: se o atrevimento das lideranças “fortes” ou intermédias que convocam estas reuniões a desoras, se a aparente passividade com que os professores aceitam horários de trabalho completamente desregulados. Que, se fossem cumpridos de forma presencial, não deixariam de suscitar contestação.

Por aqui, recordo que as reuniões escolares fazem parte da componente lectiva de estabelecimento, para a qual a generalidade dos docentes tem um tempo limitado disponível no horário – em regra, não mais de dois ou três tempos semanais. E, a não ser que lhes sejam retiradas as horas correspondentes às reuniões que excedem o tempo de trabalho, tudo o que venha em excesso cai na categoria do sobretrabalho – na prática, horas extraordinárias feitas voluntariamente e não remuneradas – em relação ao qual existe uma greve em vigor.

Vamos defender os nossos direitos?

One thought on “Reuniões fora de horas

  1. Sempre fiz greve ao sobretrabalho, este ano letivo!
    Reuniões, para além do meu horário, no ano letivo passado estive em 1-2 presenciais.
    Este ano letivo – foram todas não presenciais- fiz sempre greve.

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.