Elementar, meu caro Governo…

Sei que não é uma recomendação da OCDE, mas da UNICEF, o que para um governo PS nunca terá o mesmo valor. Mas leiam com atenção, pensem um bocadinho, juntem dois e dois e acabarão por concluir que a agência da ONU de protecção à infância não está destituída de razão…

O chefe da agência da ONU para crianças, a UNICEF, pediu esta terça-feira que os professores estejam entre os que têm acesso prioritário às vacinas contra a Covid-19.

“A pandemia de Covid-19 causou estragos na educação em todo o mundo. Vacinar professores é um passo crucial para recolocá-la no seu caminho”, disse Henrietta Fore em comunicado.

Os professores devem ser “priorizados para receber a vacina, assim que os profissionais de saúde na linha de frente e as populações de alto risco sejam vacinadas”, afirmou.

“Isso ajudaria a proteger os professores do vírus, permitiria que ensinassem presencialmente e, em última análise, manteria as escolas abertas”, acrescentou.

One thought on “Elementar, meu caro Governo…

  1. No dia 18 de novembro fiz uma proposta em sede de Conselho Geral para se proceder a uma tomada de posição, face ao agravamento da pandemia. Um dos ponto era esse mesmo (ponto 5). A Tomada de Posição seguiu para o ME e SNS, com o conhecimento de todas as escolas e agrupamentos.

    Parte do documento:
    Em jeito de cooperação institucional entre os dois órgãos, CG e Diretor, face ao agravamento da situação epidemiológica provocada pela doença da COVID-19, em reunião realizada no passado dia 18 de novembro, este órgão deliberou tomar a recente posição, no princípio da intervenção e participação democrática, no sentido de recomendar junto das instâncias superiores a adoção de medidas que julgamos virem a proteger alunos, professores e pessoal não docente, a saber,
    1. a realização de testes a todos os que estiveram próximos de pessoas infetadas, designadamente a todos os que com elas partilharam espaços, numa política de testagem sistemática e em larga escala à população escolar, equacionando para o efeito o uso dos testes rápidos anunciados pelo governo para as escolas;
    2. para perceber o real impacto da pandemia, a testagem à covid-19 de uma amostra alargada de alunos, professores e funcionários como forma de detetar focos infeciosos, isolar imediatamente os infetados e tomar medidas mais diretas e incisivas para travar o avanço da pandemia (esta medida já foi operacionalizada noutras escolas);
    3. depois de testado positivo e consequente confinamento, o regresso à escola por alunos, professores e pessoal não docente só deve ser equacionado quando apresentarem dois testes negativos, nunca por ter deixado de apresentar sintomas;
    4. o reforço de meios e materiais para fazer face à pandemia, a exemplo mais máscaras e químicos de higienização em número e quantidades suficientes;
    5. uma vez em elaboração o plano nacional de vacinação para a COVID-19, entendemos ser de “elementar justiça”, por estarem particularmente expostos, considerar o pessoal docente e não docente profissionais de risco e, por isso, podendo ser vacinados logo que o plano seja acionado, depois dos profissionais de saúde;
    6. a suspensão da visita presencial junto das turmas por professores provenientes de outras escolas, no âmbito da AEDD, quebrando assim o efeito de bolha tão defendida nas orientações da DGS, substituindo a componente de observação de aulas por um modelo flexível sem prejuízo da progressão dos professores que se encontram nessa situação;
    7. uma justa discriminação positiva para um agrupamento com as características TEIP na dotação de meios informáticos em número suficiente para fazer face aos casos de confinamento por contágio, bem como a uma eventual passagem ao sistema misto ou de ensino à distância (tomando como referência as necessidades verificadas no 3.º período do ano transato, aquando da implementação do ensino a distância, sabemos que os meios prometidos para o agrupamento correspondem a cerca de metade).

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