Greve fechou escola em Coimbra

Com a união de esforços entre professores e funcionários, pelo menos uma escola foi ontem encerrada em consequência da greve decretada pelo STOP. Em nome do sindicato, André Pestana aproveitou a presença da comunicação social para destacar a disparidade de critérios e procedimentos com que, em diferentes escolas, se enfrenta a pandemia: algumas têm controlo de temperatura à entrada, separadores de acrílico nas salas e regras mais eficazes de distanciamento, que noutras não são aplicadas. E mesmo nas medidas de confinamento aplicadas parece não haver critérios uniformes entre as diferentes autoridades de saúde. Estando em causa a saúde pública e a segurança sanitária das comunidades escolares, é caso para exigir dos responsáveis que se organizem…

O Sindicato de Todos os Professores (STOP) defendeu esta quarta-feira que o Ministério da Educação deveria uniformizar os procedimentos a cumprir nas escolas em relação à pandemia, considerando que parece haver escolas de primeira e outras de segunda.

“Tem que haver uma uniformização dos procedimentos relativamente à pandemia, igual ou semelhante em todo o país”, afirmou o coordenador nacional do STOP, André Pestana, que falava à agência Lusa à margem de uma concentração junto à Escola Básica 2.º e 3.º ciclos Inês de Castro, em Coimbra.

O STOP convocou uma greve de docentes e não docentes para esta semana, que termina na sexta-feira, sendo que a Escola Inês de Castro fechou esta quarta-feira devido à greve.

As razões da greve prendem-se com as condições de trabalho e com a forma como está a ser tratada a pandemia nos estabelecimentos de ensino.

4 thoughts on “Greve fechou escola em Coimbra

  1. Gostaria de saudar o nosso colega António pela clareza e objectividade com tratou este tema da greve do STOP, posição que contrasta vivamente com a de diversas estruturas sindicais, adeptas do velho sindicalismo burocratizado e do pensamento único, nutrindo pelo STOP um agressivo ódio de estimação.
    Porque será?

    Liked by 1 person

    • Só posso responder por mim.

      Embora assuma a minha condição de sócio de um sindicato membro da Fenprof, rejeito todo o tipo de sectarismos e tenho apoiado, sempre que entendo que se justifica, acções de outros sindicatos ou mesmo de movimentos de docentes, como foi o caso recente da ILC sobre a recuperação do tempo de serviço.

      Acho cada iniciativa deve acrescentar alguma coisa à luta e à capacidade reivindicativa dos professores, em vez de fomentar, como por vezes se quer fazer, a divisão e a discórdia.

      Parece-me natural que sindicatos diferentes actuem de formas distintas, desde que haja uma convergência no objectivo comum, que é contrariar as políticas do governo lesivas dos direitos dos professores e da qualidade que queremos para a escola pública.

      Liked by 1 person

      • Para o stop, fechar uma escola durante um dia com os professores a pagar o dia de greve aos funcionários é visto como uma grande proeza. Se fosse a fenprof a fazer o mesmo, que cobras e lagartos diriam deles?

        Gostar

        • O Luis decide desvalorizar uma acção de luta em que os trabalhadores da educação, docentes e funcionários se uniram. Realmente para quem passou a vida a dividir os trabalhadores, esta união deve parecer um sacrilégio. Tal só comprova o lema do STOP= fazer o que ainda não foi feito.
          Quanto às cobras e aos lagartos, só posso devolver à procedência. Não foi o grande líder MN que apelidou o STOP e seus apoiantes de traidores, quando faziam uma grande greve, enquanto os burocratas estavam sentados no muro? (Estava a ver-se ao espelho, evidentemente). Porque será ?????????

          Liked by 1 person

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.