Escolas ou covidários?

O SINAPE não tem dúvidas: da forma como estão a funcionar, as escolas poderão estar a transformar-se em verdadeiros covidários, onde a doença do novo coronavírus se vai disseminando de forma descontrolada.

Basta pensar nas turmas numerosas confinadas durante horas em espaços fechados, nos casos suspeitos que não são imediatamente confinados, nos infectados assintomáticos que são mandados para a escola sem a confirmação de estarem curados, no à-vontade com que, nos recreios, muitos alunos retiram as máscaras…

Sem iniciativa e sem controlo da situação, o Governo navega à vista. No seu comunicado, o sindicato sugere que já só se pretenderá aguentar as escolas em funcionamento mais algumas semanas, até que, chegado Dezembro, seja decretada uma antecipação das férias de Natal.

O SINAPE enumera medidas que deveriam ser urgentemente tomadas para diminuir as possibilidades de contágio e aumentar a segurança sanitária dos estabelecimentos de ensino: desdobramento de turmas, gerir de outra forma as aglomerações de alunos e adoptar uma política de testes sistemáticos e em larga escala à população escolar.

One thought on “Escolas ou covidários?

  1. Foi e é cada vez mais irresponsável (criminosa?) a mensagem de que a economia não pode parar “no matter what”. Desconfinou-se à bruta: de repente e sem acautelar os riscos de transmissão comunitária mais do que previsíveis, e sem reforçar os serviços públicos em diferentes áreas críticas, nomeadamente na saúde e na educação. Em relação ao possível cenário de um fecho das escolas no começo de Dezembro, só espero que não regresse a ideia peregrina do ensino à distância por uma ou duas semanas, como aconteceu no final do segundo período do ano passado. É que o governo parece mais cioso de uma aula perdida do que Deus do desperdício da semente de Onã.

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.