No melhor colégio… cai o vírus!

Duas professoras do Colégio Rainha Santa Isabel (CRSI), em Coimbra, estão infetadas com o novo coronavírus e 150 alunos do primeiro ciclo cumprem isolamento profilático em casa, informou esta terça-feira a instituição privada de ensino.

Nada contra o colégio religioso de Coimbra que é presença habitual no topo dos rankings de resultados nos exames nacionais.

Faço até questão de destacar a frontalidade e o profissionalismo da directora da instituição, assumindo a situação que se vive e informando a comunidade com toda a clareza e rigor. É assim que se ganha credibilidade, se gera confiança e se combate eficazmente o boato e o alarmismo. Um exemplo para tantas escolas públicas onde parece imperar, nem se percebe bem porquê, a política do sigilo.

Comento o que se está a passar neste colégio da mesma forma que há dias referi o caso de uma pequena escola profissional da região onde já se registam mais de 30 infectados: para demonstrar que não há escolas imunes à covid-19. As escolas não são por natureza, como diz Graça Freitas, espaços “relativamente seguros”. A segurança escolar é um valor precário em tempo de pandemia. Mas pode ser aumentada com medidas mais assertivas e eficazes dos decisores e comportamentos mais prudentes e responsáveis de todos os elementos da comunidade escolar.

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.