47 escolas com casos de covid-19

escola-covidO levantamento foi feito pela Fenprof e, atendendo ao clima de secretismo que tem pairado sobre o tema covid em contexto escolar, só poderá pecar por defeito. Sem indicação das escolas onde surgiram casos positivos, foram apontados os seguintes concelhos:

  • Ponte de Lima, Braga, Guimarães, Barcelos, Lixa, Guarda, Seia, Trancoso,
  • Vila Real, Bragança, Penedono, Viseu, Vila Nova de Paiva, Felgueiras, Lousada, Lourosa, Espinho,
  • Marco de Canavezes, Santo Tirso, Póvoa de Varzim, Porto, Gaia, Valongo,
  • Aguiar da Beira, Castelo Branco, Fundão, Coimbra, Leiria,  Santarém, Entroncamento,  Torres Novas, Ourém, Lisboa, Loures, Mafra, Sintra, Cascais,
  • Castelo de Vide, Reguengos de Monsaraz, Cuba, Faro, Portimão, Lagos, Loulé, Olhão, Castro Marim, Vila Real de Santo António.

Não deveria ser necessário lembrar que, num Estado de direito democrático, o direito à informação é sagrado. Ainda mais quando estão em causa direitos fundamentais dos cidadãos, como sejam a saúde e a vida de alunos, professores e funcionários. Mas pelos vistos começa a valer tudo para alimentar a ficção de que as escolas são lugares seguros e assim permanecerão, mesmo que não sejam respeitadas as regras de segurança obrigatórias noutros locais.

A Fenprof denuncia a gestão política que tem sido feita daquilo que é, acima de tudo, um grave problema de saúde pública, com riscos acrescidos para a classe docente. Porque os alunos são mandados para casa quando há suspeitas de infecção; mas aos professores parte-se geralmente do princípio que nada se lhes chega…

“Por estranho que possa parecer, num país em que vigoram protocolos tão apertados como os que se aplicam ao futebol ou a atividades ao ar livre – sejam festivas, políticas ou religiosas (e não os pomos em causa) –, no caso das escolas a norma tem sido, quando surgem casos positivos em alunos, manter os respetivos professores ao serviço sem realizar qualquer teste, pondo em causa a saúde destes, dos seus alunos e de quem vive com eles. Só excecionalmente a decisão foi diferente”, sublinhou.

8 thoughts on “47 escolas com casos de covid-19

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.