Neoliberalismo calunioso… e corrupto!

Há uma característica especialmente desprezível entre os bernardos da velha direita que agora disfarçam o cheiro a mofo e os preconceitos de classe com as novas roupagens do neoliberalismo. Mas a falta de empatia e o egocentrismo, esses continuam lá, como marca indelével de uma casta que se julga, há demasiado tempo, dona de Portugal.

Vem isto a propósito de um ataque vil mas recorrente que é feito pelos cães de fila direitolas às deputadas do Bloco de Esquerda, as irmãs Mariana e Joana Mortágua, filhas de Camilo Mortágua, um lutador antifascista que esteve envolvido em acções de resistência física à ditadura. As mais conhecidas são o assalto ao paquete Santa Maria e a uma agência do Banco de Portugal.

De acordo com o discurso direitola que se espraia nas redes sociais, as duas deputadas integrariam assim a linhagem de um “ladrão de bancos” e “assassino”, atributos que lhes estariam na massa do sangue que pretensamente as diminuem como pessoas e cidadãs.

camilo-m-tw

Que isto possa ser dito e pensado por quem se auto-intitula liberal só demonstra duas coisas: o baixo nível desta gentalha e quando o conceito de liberdade e de responsabilidade individual é distorcido e manipulado nos nossos dias. Pois no âmago do pensamento liberal esteve sempre a ideia de que cada ser humano se faz a si mesmo, pelas suas escolhas e realizações ao longo da vida, e não pelos constrangimentos impostos pela família ou o grupo social em que se integra.

No entanto, Deus não dorme, como se dizia antigamente, ou o karma é tramado, como está na moda afirmar nos dias de hoje, e eis que um bernardo provocador é apanhado na teia dos laços familiares comprometedores: o pai foi condenado num processo de corrupção.

efzbhmrxoaeqjkg

Neste ponto, até a mente mais retorcida consegue subitamente ver as coisas como elas são: é evidente que o Blanco-filho não é responsável pelos eventuais actos ilícitos do Blanco-pai. Ainda que deles até possa ter, indirectamente, beneficiado.

bblanco-tw

A grande diferença, e que aqui serve de conclusão à estória, é apenas esta: os bernardos têm vergonha de serem associados a actos condenáveis dos progenitores, mas também não são capazes de se demarcar deles. Repare-se como, na hora do aperto, o pai do bernardo é reduzido à mera condição de “familiar”. Já as manas Mortágua, essas terão certamente orgulho no pai que resistiu à ditadura e arriscou a vida na luta pela liberdade.

4 thoughts on “Neoliberalismo calunioso… e corrupto!

  1. Isto parece um tweet do MAGA – defensores da reeleição do Donald Trump e apoiantes do Steve Bannon que por acaso(?!) foi preso e libertado com caução. É o 6º dos amigos do dito presidente que lamentou o facto, mas que não tem nada a ver com isso, disse.

    Gostar

  2. Quando fala de “ de uma casta que se julga, há demasiado tempo, dona de Portugal“, está a falar do PS, certo?
    A história de Reguengos, mais ARS Alentejo, mais Segurança Social de Évora e do país todo, mais esta vergonha do Escaria para chefe de gabinete do PM, mais os tiranetes autárquicos, mais uma lista infindável de exemplos comprovam, certo?

    Gostar

    • Estou a falar de gente que politicamente se distribui por todo o arco da governação, não especificando nenhum partido em especial. Mas sim, há um sólido legado de corrupção e tráfico de influências resultante da passagem do PS pelo poder, que culminou com as trafulhices de José Sócrates.

      Mas não são os únicos e o PSD, sozinho ou em conúbio com o CDS também não tem sido nenhum modelo de lisura. Por acaso esse senhor da ARS Alentejo até foi nomeado para o cargo por um governo PSD/CDS, segundo parece. O carreirismo nos cargos dirigentes do Estado recomenda, aliás, que sirvam fielmente qualquer que seja o partido no poder.

      Já os tiranetes autárquicos levantam uma questão mais incómoda, que é o facto de serem, ao contrário dos funcionários, eleitos directamente pelos eleitores. Eles são o que sabemos mas o pessoal, livremente, vota neles…

      Liked by 1 person

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.