Descubra as diferenças

ventura-chicao.jpgUnidos na tentativa de branqueamento do racismo em Portugal, é difícil vislumbrar, nas posições dos líderes dos dois partidos que disputam o espaço político da extrema-direita, qualquer diferença.

Tão próximos que os diria condenados, mais tarde ou mais cedo, a entenderem-se…

André Ventura recusou a ideia de Portugal se tratar de um país racista. Na manifestação convocada pelo partido Chega, na praça do município em Lisboa, o líder do partido afirmou que existem casos de racismo no país, mas que isso não faz com que o país seja racista.

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, afirmou este domingo que Portugal “não é um país racista”, mas considera “evidente que existem isoladamente crimes de racismo” no país.

3 thoughts on “Descubra as diferenças

    • Saber ao certo quantos portugueses são racistas ou discutir o carácter mais ou menos estrutural do racismo português é retirar o foco do principal: admitir que o racismo existe e pode assumir diversas facetas.

      Admitir a existência de um problema é geralmente o primeiro passo para o resolver. A não ser que não vejamos na discriminação com base na etnia, cor da pele, cultura, religião um problema e a encaremos como uma coisa natural e aceitável. E os que não gostam que “vão para a terra deles”…

      Acrescento que, para além do preconceito que persiste nalguns sectores da sociedade, o racismo alimenta-se sobretudo de fenómenos de desigualdade extrema e de exclusão que persistem na sociedade portuguesa. Uma integração plena das minorias étnicas e sociais passa por políticas que promovam o acesso à educação, à saúde,à habitação e ao emprego. Igualdade plena de direitos e também de deveres de cidadania; não o mero assistencialismo em que certa esquerda e alguma direita parecem por vezes convergir.

      Gostar

  1. Claro que o racismo existe. Querer negar a evidência só evidencia a má fé de alguns.

    Mas não me parece que o líder do CDS vá ter muito tempo para se dedicar aos assuntos políticos. Parece que em Setembro o rapaz vai iniciar o 10º ano, novas disciplinas, nova turma, mudança de escola, tudo isto o irá absorver e deixará de ter tempo para brincar aos crescidos.

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.