Primeiro ciclo desmascarado

criancas-covid.PNG5 – A obrigação de uso de máscara ou viseira nos termos do presente artigo apenas é aplicável às pessoas com idade superior a 10 anos, exceto para efeitos da alínea c) do n.º 1, em que a obrigação do uso de máscara por alunos apenas se aplica a partir do 2.º ciclo do ensino básico, independentemente da idade.

Decreto-Lei n.º 39-A/2020, ontem publicado, vem mais uma vez alterar o quadro das medidas excepcionais e temporárias relativas à pandemia. Entre novas determinações, aproveitou-se para clarificar a regra que determina a obrigatoriedade do uso da máscara a partir do 2.º ciclo.

Os alunos do 1.º ciclo estão dispensados, apesar de bem sabermos que outras regras de distanciamento físico e social são, nestas idades, mais difíceis de cumprir.

Também estão excluídas à partida outras medidas compensatórias como a redução ou o desdobramento das turmas, assim como tudo o que vá para além da curiosa teoria da “bolha” que vem sendo enunciada pelos (ir)responsáveis ministeriais – contagiem-se uns aos outros, sim, mas apenas dentro da vossa bolha!

Com tanto facilitismo e imprudência juntos, é pertinente questionar se o contágio pelo vírus da covid-19 fará parte das experiências pedagógicas a implementar no 1.º ciclo. A incluir futuramente, quem sabe, nas aprendizagens essenciais…

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.