Candidaturas ao ensino superior para alunos dos cursos profissionais

Desinteressa, ou passará despercebido a muita gente, mas as candidaturas ao ensino superior politécnico para alunos oriundos dos cursos profissionais já estão a decorrer. E terminam para a semana. Alertado por um leitor do blogue, fui ver como as coisas estão a decorrer…

Para unir esforços da parte das instituições e facilitar a vida aos candidatos, os politécnicos do Norte do país criaram uma plataforma única, na qual todos os interessados se poderão candidatar.

rede-norte

Na região Centro, o procedimento foi semelhante. No Sul, embora as instituições trabalhem em rede na avaliação dos candidatos, as candidaturas fazem-se inicialmente nos portais das diversas universidades e escolas superiores.

rede-centro.PNG

O desinteresse da comunicação social – e, aparentemente, da sociedade em geral – por esta via alternativa de acesso ao ensino superior, reservada aos alunos dos cursos profissionais, é revelador: continuamos a ser um país de doutores e engenheiros.

Sobrevalorizamos os rankings das escolas, mesmo quando é evidente que apenas nos revelam o óbvio ao mesmo tempo que desfocam e escamoteiam verdades inconvenientes. Incensamos os exames, não como o instrumento regulador do desenvolvimento das aprendizagens e aferidor do sistema educativo, mas como máquina de classificar e seriar alunos para a entrada nos cursos superiores de maior prestígio – a Medicina, as engenharias da moda e os cursos de gestão patrocinados pelo empresariado do regime.

E, no entanto, o novo sistema de acesso, apesar do universo limitado de cursos e alunos que abrange, traz consigo um enorme potencial de sucesso e de mudança. Responsabiliza as instituições pela admissão dos seus futuros alunos, demonstrando que não há, nas universidades e nos politécnicos portugueses, um qualquer pecado original ou defeito de fabrico que os impeça de fazer bem feito o mesmo que fazem, todos os anos, os seus congéneres estrangeiros.

One thought on “Candidaturas ao ensino superior para alunos dos cursos profissionais

  1. Ensino superior ? Superior ?!

    Estranhamente, uma Universidade ( a UTAD ) pactua com isto!
    Significa que despreza o seu próprio nome, os graus académicos e mesmo a dignidade dos actuais alunos .

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.