Fiquem em casa…

Aqui, Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas.

As Forças Armadas Portuguesas apelam para todos os habitantes da cidade de Lisboa no sentido de recolherem a suas casas nas quais se devem conservar com a máxima calma. Esperamos sinceramente que a gravidade da hora que vivemos não seja tristemente assinalada por qualquer acidente pessoal para o que apelamos para o bom senso dos comandos das forças militarizadas no sentido de serem evitados quaisquer confrontos com as Forças Armadas. Tal confronto, além de desnecessário, só poderá conduzir a sérios prejuízos individuais que enlutariam e criariam divisões entre os portugueses, o que há que evitar a todo o custo.

Não obstante a expressa preocupação de não fazer correr a mínima gota de sangue de qualquer português, apelamos para o espírito cívico e profissional da classe médica esperando a sua acorrência aos hospitais, a fim de prestar a sua eventual colaboração que se deseja, sinceramente, desnecessária.

Há 46 anos atrás, por motivos muito diferentes, também a população, em Lisboa, recebia ordens para permanecer em casa.

Estavam em curso as operações militares que haveriam de pôr fim a 48 anos de ditadura. E a preocupação de não colocar em risco as vidas de civis ditou a proibição, divulgada logo no primeiro comunicado do MFA, difundido por volta das quatro da madrugada.

Proibição alegremente desrespeitada, como sabemos, pois o povo saiu mesmo à rua. A curiosidade de ver o que se passava falou mais alto, bem como a vontade de apoiar a determinação e a coragem dos militares e de assistir, ao vivo, ao estertor final da ditadura.

25-abril.jpg

3 thoughts on “Fiquem em casa…

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.