A importância da serenidade

computer[1]Insistir em formações instantâneas em ensino e aprendizagem online, perseguindo a ilusão de que tudo se operacionaliza em cima do joelho e à velocidade da luz?

Persistir na ideia de que os alunos trabalham remotamente, quando a maioria, em certos contextos sócio-familiares, não tem computador nem internet em casa?

Acreditar que, a uma semana do final do período, e na inquietude em torno de uma realidade que nunca vivemos, há condições para impor um ritmo de trabalho ainda mais intensivo e exigente do que o que existe nas escolas, nos últimos dias de aulas?

Ou tentar manter a calma e a cabeça fria, compreender os tempos de angústia e incerteza que estamos a viver, e tentar não criar ainda mais confusão, insegurança e exclusão?

Creio que a grande maioria dos professores e educadores são pessoas sensatas que subscrevem as reflexões da nossa colega Camila Sousa, amplamente partilhadas em grupos de professores no Facebook…

Pelo que vou lendo em alguns grupos fechados e em alguns agentes noticiosos começa a gerar-se em mim alguma inquietação acerca da necessidade imediata, para não dizer ávida, que algumas escolas, professores e até pais, estão a sentir em por os meninos a estudar, em praticarem ensino à distância, com medo de perderem não sei bem o quê, em mostrarem trabalho, só porque sim e a qualquer custo.

A sociedade não está preparada para que a escola ofereça, com equidade, ensino à distância, não podemos garantir igualdade de oportunidades no acesso à informação, mesmo que seja enviada diretamente pelo professor. E a prioridade neste momento não é essa.

Manter o contacto virtual possível, enviar tarefas pontuais, para que persista alguma ligação, algum objetivo nas mentes dos nossos alunos, é bom. Sentem que estamos juntos e atentos uns aos outros, dá confiança e mantém-nos à tona. (Felizmente que é assim que a maioria está a fazer)

Criar a falsa sensação de que se pode continuar o processo a esta distância, insistir nisso, querer muito isso, só vai contribuir para criar um fosso irrecuperável entre os alunos que têm acesso, que têm em casa quem os oriente e os outros, a grande maioria, que estão por conta própria e ainda os que não terão sequer acesso ao que, supostamente, chegaria à distância.

Estamos a viver um período crítico em termos sociais, não vamos agravar mais a situação, não criemos mais segregação, mais inquietação (e são também já muitos a quererem ser os pioneiros nisto, para serem notícia talvez, para estarem na linha da frente, ou até por medo, para eles próprios se sentirem seguros, ligados ao que conhecem, não sei).

Mantenhamo-nos serenos, acompanhemos cada um dos nossos alunos, sem esquecer um só, nada de pensar em seguir em frente e deixar alguém para trás. Um período letivo é só um período letivo, para todos os alunos, para todos os professores. Aguardemos com serenidade, pensemos antes de agir. Qual é a pressa?! Os meios nem sempre justificam os fins e, neste caso concreto, nem sequer há meios! Volto a dizer, não é essa a prioridade, não é este o momento. Parar custa, saber parar também se aprende. O desconhecido assusta, mas não estamos sozinhos. Adaptemo-nos com calma, há vida para além dos programas curriculares, vejamos outros aspetos da vida para os quais nem sempre temos tempo. Mantenhamo-nos serenos, respeitemos o direito à serenidade do outro, sem esquecer os valores da democracia e da liberdade. O outro são os alunos, os pais, os professores, os diretores das escolas, até o ministro da educação e o primeiro ministro. Todos têm de estar serenos para tomarem decisões bem mais importantes do que o cumprimento de programas.

Vejam isto como um apelo, de quem já anda pelo ensino há 25 anos, mas também pela vida há alguns mais e ama o ensino, os alunos, a justiça e a vida!

2 thoughts on “A importância da serenidade

  1. Não havendo equidade (alunos sem internet outros com net) na Avaliação, então, neste ano letivo deveriam todos os alunos passarem administrativamente à exceção dos já excluídos por faltas.

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.