Covid-19 – DGESTE alerta as escolas

coronavirus-covid-19.jpgFace às notícias sobre a propagação do vírus Covid- 19 (coronavirus) e apesar de não haver ainda por parte das autoridades de saúde restrições de deslocação para fora do país, a DGESTE aconselha a ponderação sobre a oportunidade e conveniência de se realizarem visitas de estudo e outras deslocações ao estrangeiro, em particular a países ou a zonas com maior incidência de casos de infeção.

Os países e locais com maior incidência de casos de infeção, esclarecimentos de dúvidas, recomendações e informações devem ser consultadas na página da DGS que será atualizada sempre que se justifique.

O alerta da DGESTE soa mais como um descartar de responsabilidades da parte da tutela do que como orientação e apoio efectivo às escolas perante a eminente propagação do Covid-19 pelo espaço europeu, Portugal incluído.

Diz-se a quem está nas escolas que pondere a oportunidade das visitas de estudo previstas para se realizarem a zonas afectadas. Mas esquecem-se que é o próprio ME que obriga as escolas a preparar estas visitas com meses de antecedência, para que possam ser cumpridos todos os formalismos exigíveis. No caso de viagens que até já estão pagas, é o ME que assume a responsabilidade de explicar aos pais que a deslocação não se realizará, mas que o dinheiro pago não será devolvido?

E quanto aos alunos e professores regressados do norte de Itália por estes dias, é conveniente voltarem às aulas, como está a suceder, ou deveriam, por precaução, observar um período de quarentena? E neste caso, quem assume a justificação das faltas e as baixas médicas?

Como de costume, os responsáveis não querem tomar decisões difíceis e passam a batata quente para as escolas, numa altura em que se vai percebendo que muito pouco está a ser feito para prevenir de forma efectiva a propagação da doença. Como de costume, confia-se na sorte e gere-se a situação com decisões tomadas em cima do joelho.

Sem saberem muito bem com o que contar, os políticos não querem ser acusados de alarmismo, tomando medidas drásticas que se venham a revelar exageradas. Mas também não querem ser acusados de não terem avisado dos riscos. Pelo que o ME trata já de acautelar a sua posição, criando condições para que, se algo correr mal, possam culpar as escolas por não terem “ponderado” devidamente a situação. A doutora Pastor, sempre prestável, faz-lhes o jeito…

4 thoughts on “Covid-19 – DGESTE alerta as escolas

    • Nalgumas situações, acredito que a decisão não seja difícil de tomar.

      Noutros casos, pode ser complicado. Por exemplo, viagens para zonas onde ainda não há casos registados mas que ficam próximas de outras em que já há pessoas infectadas. Ou tomar hoje uma decisão que daqui a meia dúzia de dias, perante novos desenvolvimentos, se verifica não ser a mais acertada.

      Não estou a criticar nem a acusar os profissionais das escolas. O que penso é que, em vez do habitual sacudir de responsabilidades para cima das escolas e dos professores, o ME poderia ter uma acção mais activa, até porque a maioria dos programas de mobilidade internacional se fazem sob a sua égide.

      Por exemplo, criando condições para que viagens e intercâmbios pudessem ser adiados por um mês ou dois sem prejuízos para as escolas e os alunos que incorreram em despesas.

      Enfim, apresentarem serviço, justificarem o que recebem todos os meses, interessarem-se pelos problemas reais das escolas, em vez de se abeirarem delas apenas para controlar o que andam a fazer e vender a banha da cobra eduquesa.

      Gostar

    • Claro! Quem é que quer ser penalizado se o Estado não assume as responsabilidades? E qual é o médico que vai atestar que uma pessoa está doente se ela não tem sintomas e há apenas uma remota possibilidade de ter contraido a doença?

      Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.