Educação e professores no debate Costa-Rio

antonio_costa_rui_rio.jpgPoucas novidades, no que à Educação se refere, do debate de segunda-feira entre os líderes do PS e do PSD.

Ainda que discordando de António Costa, há que sublinhar a coerência: para ele, a recuperação integral do tempo de serviço dos professores é assunto encerrado e nem o facto de ter eleições à porta e muitos professores descontentes o faz alterar, uma vírgula que seja, à posição que o Governo tem assumido. Dali os professores já sabem com o que (não) podem contar, pelo que só lhes resta assumir essa certeza na altura de ponderar o sentido do seu voto.

Quanto a Rui Rio, e embora o PSD tenha cedido em toda a linha à chantagem do PS em matéria de tempo de serviço docente, tenta não fechar completamente a porta às aspirações dos professores. Mais dinheiro não haverá, admite, mas alguma compensação poderá ser obtida, por exemplo, em antecipação da idade de aposentação ou reduções de horário.

“Sobre esse tema não”. Se alguém ainda tinha dúvidas, António Costa foi taxativo a desfazê-las: não se vai sentar à mesa com os professores para dar resposta à reivindicação de contagem integral do tempo de serviço, nem mesmo com “soluções criativas”. No debate televisivo que colocou frente a frente António Costa e Rui Rio, o socialista sublinhou que a reposição que foi feita nesta legislatura foi “justa”, tendo em conta as reposições na restante função pública, e que o governo devolveu aos professores aquilo com que se tinha comprometido: o descongelamento das carreiras.

Por isso mesmo, fecha a porta até mesmo a soluções criativas como a que o presidente do PSD colocou em cima da mesa e que pode passar, por exemplo, pela antecipação da reforma. “Comigo, [os professores] vão sentar-se à mesa para negociar, sabendo de antemão que a margem para reconhecer as carreiras em salário é muito escassa, mas pode ser feito de outra forma, com antecipação de reforma, redução de horários, com diversas formas que podemos e devemos sentar à mesa com os professores”, explica Rui Rio numa piscadela de olho à classe que já tem prevista uma manifestação nacional para o dia anterior às eleições.

Do debate, ficou ainda uma proposta vaga de António Costa sobre concursos de professores. Aparentemente, pretende-se fixar mais cedo os professores numa escola, acabando com a via-sacra dos concursos a que se sujeitam os professores dos QZP, por vezes já com décadas de serviço. Uma ideia justa, mas que só fará sentido se houver um efectivo alargamento dos quadros de escola que permita efectiva mobilidade e aproximação ao local de residência. Esta parte, contudo, o primeiro-ministro “esqueceu-se” de referir…

Em relação à monodocência, António Costa deixou uma sugestão tentadora para os docentes próximos da idade de aposentação: a possibilidade de estes professores deixarem de ter grupo ou turma atribuída, passando a exercer outras funções, lectivas ou não-lectivas, nas escolas.

“Estamos disponíveis para negociar com os sindicatos um modelo em que, em vez de haver concursos obrigatórios de quatro em quatro anos, existam apenas concursos facultativos para quem queira mudar de escola”, defendeu.

António Costa mostra-se disponível para negociar com os sindicatos a possibilidade de, a partir de um limiar de idade, educadores de infância e do primeiro ciclo possam manter-se ativos, mas sem dar aulas diariamente.

2 thoughts on “Educação e professores no debate Costa-Rio

  1. O que não se explicita é que querem mexer na carreira docente. O como, então, é um perfeito segredo.

    Também é sabido o gosto por avaliações nesta classe profissional. O como é outro perfeito segredo.

    Já o Porquê, sabe-se que tem a ver com o Centeno.

    Gostar

  2. Que se fod** todos uns aos outros e deixem QUEM TRABALHA EM PAZ E… JÁ AGORA, SEI QUE É PEDIR MUITO, QUE DEIXEM DE NOS ROUBAR!!!

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.