Liberdade de escolha… do WC?

wc.jpg“Em pleno período de verão e sem sequer aguardar pela decisão do Tribunal Constitucional ao pedido de fiscalização, o Governo apressou-se a emitir um despacho que implementa e regulamenta a “Ideologia de Género” como doutrina oficial do ensino em Portugal”, escreve Francisco Rodrigues dos Santos. O despacho adota várias medidas, que para o líder da JP promove “disparidades identitárias”.

Entre as medidas está o direito de cada criança escolher o acesso às casas de banho e balneários escolares “de acordo com a opção com que se identifiquem”.

O despacho n.º 7247/2019 define um conjunto de medidas administrativas que visam a consagração legal do direito à identidade de género no sistema educativo.

Um pratinho irrecusável para a cruzada da direita contra o que chama a “ideologia de género” e para uma certa esquerda folclórica que, mostrando-se cada vez mais irrelevante na defesa dos direitos económicos e sociais, encontra nestas micro-causas a sua principal forma de afirmação. Em plena silly season, a comunicação social com falta de assunto agradece a polémica de Verão.

Ainda assim, é curioso ver a direita, que sempre defendeu a “liberdade de escolha”, preocupada com os marmanjos que poderão escolher livremente passar a frequentar as casas de banho ou os balneários femininos. Uma possibilidade que, aparentemente, nem está prevista na lei e só encontra respaldo nas mentes poluídas de alguns direitolas…

Pessoalmente, gostaria que a discussão se centrasse no que é realmente importante: sejam para meninos ou para meninas, unissexo ou de sexo indeterminado, as casas de banho escolares deveriam manter-se limpas e ter sempre sabonete e papel higiénico à disposição dos utilizadores. O que nem sempre sucede…

Quanto aos balneários, parece-me que qualquer rapaz ou rapariga que não se sinta à vontade para se despir ou tomar banho à frente de colegas deveria ter a possibilidade de o fazer com a necessária privacidade, sem necessidade de dar justificações acerca de si próprio, muito menos precisar de invocar uma qualquer “transição de género”.

Sentidas como essenciais pelas pessoas em causa, as questões da identidade de género não têm de ser expostas na praça pública nem de servir de pretexto, enquanto causas fracturantes, para disputas políticas entre esquerda e direita. Personalidade, privacidade e intimidade são direitos humanos fundamentais que têm apenas, e acima de tudo, de ser universalmente respeitados.

5 thoughts on “Liberdade de escolha… do WC?

  1. Caro António,
    concordo com o essencial do que escreve: os últimos 3 parágrafos.
    Por isso assinei a petição de suspensão do despacho.

    Gostar

    • Ruas, contra este texto (que ainda não li) já foi apresentado na Net (e, especificamente, no Facebook) um outro, uma carta aberta de uma mãe, que segue o esquema habitual que surge em casos que tais: vitimização de um lado, os maus todos do outro lado.
      O foco no despacho ministerial e na realidade das escolas e do desenvolvimento sócio-afectivo de TODAS as crianças está absolutamente secundarizado.
      E tenho visto que não interesse em apresentar, honestamente e serenamente, estudos e relatórios de casos semelhantes acontecidos ou em curso.

      Gostar

  2. O direito a uma casa de banho limpa e com tudo o que pertence não depende só da escola e das assistentes operacionais. Se os miúdos não são ensinados a usar devidamente e a não sujar não há limpeza que resista. Esta é a parte do civismo e da boa educação vinda de casa que tantas vezes falha.

    Gostar

    • Claro, este é daqueles casos em que o direito a usufruir de determinadas condições está indissoluvelmente ligado ao dever de usar correctamente, sem sujar nem estragar…

      Enfim, civismos e cidadanias importantes, mas que não constam no cardápio do “perfil dos alunos”.

      Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.