De bicicleta para a escola… mas com seguro!

bicicletaEm tempo de férias, uma boa notícia para a reentré escolar, que apenas peca por tardia. Até agora, os alunos podiam ir para a escola a pé ou de transportes públicos. No carro familiar ou à boleia de amigos ou vizinhos. Em qualquer dos casos, a viagem de ida e a de regresso estavam sempre abrangidas pelo seguro escolar, o que já não sucedia se o percurso fosse feito de bicicleta.

Uma discriminação inaceitável num país que quer promover hábitos de vida saudável e fomentar o uso de meios de transporte económicos e amigos do ambiente.

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, anunciou esta sexta-feira que a ida para a escola de bicicleta vai passar a estar abrangida pelo seguro escolar, à partida para a oitava etapa da Volta a Portugal em bicicleta.

Em Viana do Castelo, o governante anunciou a “possibilidade de o seguro escolar integrar a ida para a escola em bicicleta, enquadrado na estratégia nacional para a mobilidade ativa ciclável” e no esforço de descarbonização.

Brandão Rodrigues destacou, à margem da partida para a oitava etapa, o trabalho feito em conjunto com a Federação Portuguesa de Ciclismo para que “mais gente possa andar de bicicleta” e que seja fomentado nas escolas através do desporto escolar, onde já há “um conjunto importante” de iniciativas.

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.