Liderar ao murro

murro.gifJá em tempos se escreveu por aqui sobre a Escola Básica e Secundária Azevedo Neves. Uma escola com um público escolar heterogéneo, multicultural e, tendo em conta o grande número de alunos imigrantes, os correspondentes problemas de integração.

Ao longo do tempo, foi-se construindo uma resposta educativa assente naquilo que os responsáveis políticos costumam valorizar: uma “liderança forte” e soluções autónomas e criativas para os problemas. Por exemplo: o director, entretanto afastado do cargo por suspeitas de irregularidades na gestão, acalmava os ânimos de alunos mais indisciplinados sujeitando-os a duches frios em pleno Inverno.

Agora ficou a saber-se que José Biscaia, o ex-director, não aplicava castigos físicos apenas aos alunos. Foi judicialmente condenado por difamação e agressões a um professor da escola. A notícia demonstra que o desrespeito, o assédio, as ameaças e agressões contra os professores não vêm apenas de alguns alunos ou, como agora parece estar na moda, dos seus progenitores. Também um director prepotente, a quem o poder sobe à cabeça, pode ser uma ameaça real para os professores que não caem nas suas boas graças.

José Biscaia, antigo diretor do Agrupamento de Escolas José Azevedo Neves, Damaia (Amadora), foi esta segunda-feira condenado a 10 meses de prisão, convertidos em multa, por difamação e agressões físicas agravadas a um professor.

O ex-diretor apertou o pescoço e esmurrou Miguel Martinho, de 47 anos, em novembro de 2015 e maio de 2016.

Noutro caso, Biscaia foi absolvido, já este ano, de sete crimes de maus-tratos a alunos que foram obrigados a tomar duches frios como castigo.

Para os juízes, os duches eram eticamente reprováveis mas não provocaram dano físico. Biscaia dirigiu o agrupamento mais de 20 anos e foi exonerado em 2017 pelo Ministério da Educação por irregularidades.

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.