Greta Thunberg

As causas ambientais estarão certamente na primeira linha do debate e da acção política ao longo do século XXI. Mais do que confronto de ideias, assumir a absoluta necessidade de reduzir a pegada ecológica da humanidade é determinante para a nossa sobrevivência colectiva e um futuro sustentável do nosso planeta.

Dito isto, parece-me lamentável que as causas ecológicas precisem de recorrer à exposição abusiva de menores, como sucede com a conhecida activista sueca Greta Thunberg. O que vemos na imagem é a jovem a chorar, nitidamente perturbada, no final da sua intervenção no Parlamento Europeu.

greta-thunberg.jpg

Greta sofre de depressão e de uma perturbação relacionada com a síndrome de Asperger. Uma razão acrescida para ser resguardada da exposição pública a que está a ser sujeita, quase como se fosse um animal de circo. É uma menor que precisa de ser cuidada e acompanhada, não de ser promovida a estrela mediática ou transformada no brinquedo novo de políticos oportunistas e dos media.

Não quero com isto dizer que não devam os jovens exercitar a cidadania activa, compreender os problemas e os desafios que ameaçam o seu futuro e intervir no espaço público em defesa de causas e ideais em que acreditam. Apenas me parece que neste caso se está a ir longe demais, usando e manipulando uma jovem generosa e obsessiva na sua luta ambiental, levando-a a assumir o peso de responsabilidades que não são suas. São, isso sim, dos adultos que se escondem na sua sombra.

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.