Grandes esperanças no PSD?

rui-rio.JPGNoto nalguns colegas uma expectativa positiva em relação à anunciada proposta de lei do PSD para devolver o tempo de serviço aos professores. Tento partilhar esse moderado optimismo, mas a verdade é que a posição do partido continua a ser demasiado dúbia.

Vejam-se as declarações recentes de Rui Rio. Pode estar-me a escapar algo, mas a leitura que consigo fazer vai sempre dar ao mesmo:

  • Recuperar o tempo de serviço deve depender de uma negociação;
  • Se o governo quisesse, teria negociado seriamente com os professores e resolvido o problema;
  • Estamos disponíveis para reconhecer o princípio da recuperação integral, mas não para legislar em concreto a forma como essa recuperação se irá fazer;
  • A competência de negociar será sempre da responsabilidade do governo;
  • Se querem que sejamos nós, enquanto governo, a negociar e a resolver, tratem de votar no PSD.

E aqui fica o excerto da notícia do Público, com sublinhados da minha responsabilidade, para que se veja que não inventei nada…

O presidente do PSD, Rui Rio, recusou nesta terça-feira que o Parlamento se possa substituir ao Governo na solução sobre a recuperação do tempo de serviço dos professores, mas defendeu que é possível encontrar uma “solução de equilíbrio” se houver vontade de negociar   

Em declarações aos jornalistas, no final de uma reunião com a UGT, considerou que, “para os professores, seria mau chumbar o diploma [do Governo], porque assim ficariam sem nada”. “Dois anos são melhor do que nada, mas ainda assim faltam sete, que têm de ser fruto de negociações entre professores e Governo”, apontou.

Rui Rio frisou que tal poderá ser alcançado através de um equilíbrio entre vários factores, que poderá passar pela devolução de uma parte do tempo em salários, distribuída pelo “eixo do tempo”, e outra parte em antecipação de anos de reforma. “Deste mix podemos facilmente encontrar uma solução de equilíbrio. Se o Governo negociasse, era possível chegar lá (…) Se o Governo não quer, não quer e não quer, tem de ser substituído por um que queira negociar”, disse ainda.

Já agora, ainda mais esta…

…Rio disse depois que não tinha ainda analisado com atenção projectos apresentados, mas enunciou um princípio. ”Admito que caiam na tentação de se tentar que o Parlamento se substitua ao Governo e isso é muito perigoso. Não vi os projectos, mas o que vi do discurso político leva-me a concluir que querem impor uma maioria parlamentar, substituindo as funções do Governo pelo Parlamento, e aí termos de ter cuidado”, disse.

6 thoughts on “Grandes esperanças no PSD?

  1. O último parágrafo, a seguir ao “Já agora, ainda mais esta…” diz tudo o que se pode esperar de uma posição desta oposição no parlamento – um emaranhado de pressupostos e uma entropia de soluções que não são soluções porque ainda não sabe e as maiorias negativas no parlamento são de evitar porque se é muito constitucional.
    A Oeste nada de novo.

    Gostar

  2. Do Sr. Rio não se pode esperar nada que não seja aquilo que aprendeu na estafada cartilha por onde todos também já passaram: uma convergência no Parlamento que solucionasse o problema – sem melindrar nem um pouco este orçamento do Estado – não lhe serve porque assim, a partir desse momento, deixaria de haver desgaste nessa matéria para o partido do governo, e isso não lhe convém.
    Portanto (infelizmente) tudo ficará como está, não tenho a menor dúvida.
    Em contra-partida ele também poderá esperar sentado pelo voto dos professores, pois só os imbecis é que lhe darão esse beneplácito.

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.