Aumento salarial de 19% para os professores – a sério?…

hauling_arrow_up_graph_anim_md_wm-Green-Done[1]Não há acordo na educação mas professores têm aumento de 19%

O Governo e os professores não chegaram a acordo em relação à progressão das carreiras dos docentes, após as reuniões com as estruturas sindicais que se realizaram esta terça-feira, 18 de dezembro. Em comunicado, o Ministério das Finanças informou que o processo negocial, mas assegurou uma valorização remuneratória de 19% para estes funcionários públicos.

“Com esta proposta, assegura-se que entre 2019 e 2023 a carreira docente será uma das que terá maior valorização remuneratória em toda a administração pública, com um aumento médio acumulado de 19% e um custo total, nesse período, de cerca de 750 milhões de euros”, refere o gabinete de Mário Centeno, na mesma nota.

O título enganador recorda-nos como um certo jornalismo económico persiste em transmitir informação sensacionalista e pouco rigorosa, o que se percebe logo que se passa à leitura do corpo da notícia. Não sei se é apenas caça ao clique ou se os fretes ao Governo e a outros poderes continuam a fazer parte do modus vivendi da imprensa especializada nos assuntos económicos.

O fabuloso “aumento de 19%” é afinal um valor médio, diferido ao longo de cinco anos. Corresponderá a uma ou duas progressões na carreira de que a generalidade dos professores supostamente irão beneficiar neste período.

E dizer-se que a carreira dos professores será das que terão maior valorização é apenas meia verdade. Dever-se-ia acrescentar que, ao contrário do que sucedeu noutras carreiras, onde houve promoções durante o congelamento, nenhum professor progrediu durante esse período.

No essencial, as progressões de carreira que agora se acenam aos professores só se irão concretizar na próxima legislatura. Ou seja, o actual Governo promete aquilo que outros irão pagar. Se pagarem.

2 thoughts on “Aumento salarial de 19% para os professores – a sério?…

  1. Jornalismo de sarjeta. Peçam dados concretos, seus trastes! Vá lá que o homem não se lembrou de dizer 29, 39, 49 por cento. Passava na mesma junto da ignorância e conivência nacionais.

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.