Colaborações: ComRegras

topo-e-fundo_ComRegrasNo Topo: Recuperação integral do tempo de serviço soma apoios

À esquerda e à direita do PS, todos os partidos parecem convergir na ideia de obrigar o Governo a voltar a sentar-se à mesa com os sindicatos. Agora não para impor a perda definitiva de 70% desse tempo, mas para acordar naquilo que já deveria ter sido negociado: o prazo e o modo da devolução. Esta semana, o consenso em torno da reivindicação dos professores saiu reforçado com a rejeição, pelos parlamentos regionais, do decreto-lei que determina a recuperação parcial de apenas três anos incompletos…

No Fundo: Outra vez os “chumbos”

Apesar do ar jovial, a presidente do CNE está longe de ser uma jovem nas andanças educativas. Sem querer ser deselegante, diria mesmo que a doutora Emília Brederode Santos, se fosse professora a sério, daquelas que cumprem um horário completo com alunos, numa escola básica ou secundária, há muito que estaria saturada e retirada destas lides. Mas como criticar o trabalho alheio é sempre mais fácil do que dar o corpo ao manifesto, é a isto que estamos condenados: de tempos a tempos, lá vem a converseta do excesso de “chumbos”, prontamente amplificada pela comunicação social…

Anúncios

4 thoughts on “Colaborações: ComRegras

  1. Há alguns anos, dizia uma formadora que não teria conseguido chegar até à reforma de boa saúde se tivesse estado todo o tempo a leccionar. O que lhe valeu foram os muitos anos a formar…

    Gostar

  2. Pois, alguns lá vão conseguindo afastar-se da “estafa” das aulas, é verdade. Mas muitas vezes são os primeiros a denegrir os ex-colegas, a culpá-los de tudo o que corre mal, a endeusar os alunos, pelo menos publicamente. Cada vez tenho menos paciência para gente hipócrita, a sério. Se são tão bons, sabem tanto, têm a panaceia para tantos problemas, então é um desperdício andarem pelos gabinetes, comissões, etc. Venham para o terreno resolver os problemas da educação do país que, historicamente, nunca valorizou o saber, o conhecimento e há séculos que está na cauda da Europa.

    Gostar

    • Pelo contrário: uma vez libertos do calvário das salas de aula do básico e do secundário, farão tudo para não terem de regressar. Tomado o gosto aos gabinetes com ar condicionado e às palestras para públicos seleccionados, estarão sempre disponíveis para agradar aos poderes do momento…

      Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.