“A maior greve dos últimos anos”

A Frente Comum já se refere à greve de toda a administração pública que hoje está a decorrer como a maior dos últimos anos. Hospitais, centros de saúde, repartições estatais e serviços municipais, por todo o lado houve portas fechadas ou funcionamento reduzido, em muitos casos apenas em cumprimento de serviços mínimos. No sector da Educação, embora a adesão dos professores a lutas “convergentes” com os restantes funcionários seja historicamente baixa, houve centenas de escolas fechadas, essencialmente devido à ausência dos funcionários.

Em conferência de imprensa ao final da manhã para fazer um balanço sobre a greve nacional da Função Pública, Ana Avoila afirmou que os dados preliminares indicam que “em termos globais, a adesão à paralisação ande na ordem dos 85%”.

A dirigente sindical sublinhou os “fortíssimos níveis de adesão à greve”, sobretudo nos setores da educação, saúde, administração central e autarquias, acrescentando que é “seguramente uma das maiores greves dos últimos anos na Administração Pública”.

Segundo Ana Avoila, os dados da greve mostram que “há uma perceção muito maior dos trabalhadores” sobre “a degradação continuada dos salários”, uma vez que os funcionários públicos não têm aumentos há dez anos, com uma perda de poder de compra acima de 20%.

A estagnação dos salários e das carreiras, o apagamento de tempo de serviço, a elevada carga fiscal sobre os rendimentos do trabalho, tudo são razões de descontentamento para os funcionários do Estado. Que apesar do discurso aparentemente de esquerda do Governo, percebem que não houve, com o fim do passismo e o advento da geringonça, uma verdadeira mudança de paradigma nas grandes opções orçamentais – para os bancos vão milhões, para os trabalhadores, tostões…

orcamento.jpg

 

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.